Alex Kidd foi o protagonista de vários jogos da Sega – mesma empresa que criou Sonic. Seu primeiro jogo foi Alex Kidd in Miracle World, lançado para competir com Mario Bros, da Nintendo. Para relembrar a franquia, o TechTudo reuniu algumas curiosidades sobre este famoso personagem.

Sega Saturn faz 20 anos; confira curiosidades sobre o clássico console

Irmão gêmeo

O protagonista tem um irmão gêmeo: Igul. Ele se tornou príncipe regente de Radaxian depois que seu pai, King Thunder, desapareceu. Embora não tenha ficado tão famoso quanto seu irmão, Igul participou de quase todos os jogos de Alex Kidd

Jogo Alex Kidd in Miracle World (Foto: Reprodução/YouTube)

A inovadora jogabilidade

Alex Kidd in Miracle World foi o primeiro título da franquia com um personagem carismático e jogabilidade inovadora. O jogo era do gênero plataforma side-scroller e trazia gráficos bonitos, diferentes cenários – os games da época faziam poucas alterações devido à baixa memória dos consoles – e uma mecânica muito divertida.

Alex Kidd: para derrotar chefões, era necessário enfrentá-los em uma batalha de Jo Ken Po (Foto: Reprodução/YouTube)

Alex Kidd era um menino que treinava artes marciais. Ele podia quebrar pedras e derrotar inimigos usando os punhos. Além de possuir diversos veículos que podiam ser controlados durante o jogo, os chefões de Alex Kidd in Miracle World eram derrotados em partidas de Jo Ken Po – ou Pedra, Papel e Tesoura.

Embora tenha sido lançado para Mega Drive em 1986, a franquia se consagrou em outro console da Sega: o Master System, pois o jogo veio na memória do console. A partir de então, os outros títulos da série foram lançados apenas para a plataforma mais atual.

Opa-opa é considerado por muitos o primeiro mascote da Sega (Foto: Reprodução/Gamesdbase)

Não foi o primeiro mascote

Muitos associam Alex Kidd como “O primeiro mascote da Sega”, mas a empresa teve outro personagem: o Opa-Opa, uma espécie de nave com emoções e sentimentos. Ele chamou atenção no jogo Fantasy Zone e foi considerado, por algum tempo, “A Cara da Sega”.

Alex Kidd BMX Trial foi lançado apenas no Japão e não atingiu o sucesso necessário (Foto: Reprodução/VGDB)

A queda

Aproveitando o sucesso de Alex Kidd, a Sega decidiu lançar mais jogos sobre o aventureiro, mas não obteve êxito. Em Alex Kidd The Lost Stars, lançado em 1986 para arcades, a dificuldade exagerada foi um dos fatores que fizeram do game um fracasso de vendas. Ainda esperançosa, a empresa lanço

... u Alex Kidd BMX Trial, no qual o protagonista usava uma bicicleta e precisava desviar de obstáculos e inimigos que surgiam no caminho. 
Alex Kidd in the Enchanted Castle foi o retorno do aventureiro ao sucesso (Foto: Reprodução/YouTube)

Após o lançamento de Alex Kidd in the Enchanted Castle, a Sega conseguiu voltar com seu mascote e ter sucesso. Em 1990, ela lançou Alex Kidd in Shinobi World, onde apresentava melhoria gráfica, sonora e dificuldade moderada, tornando-se um sucesso de vendas.

A chegada do Super Nintendo fez com que Alex Kidd fosse apagado (Foto: Reprodução/YouTube)

Em 1991, a Nintendo lançou seu console Super Nintendo e o jogo Super Mario World, fazendo o Master System da Sega virar obsoleto. O avanço que o título da Big N trazia aos consoles fez com que a fama de Alex Kidd fosse apagada e, pouco a pouco, foi perdendo seu espaço.

Alex Kidd é visto em Segagaga trabalhando em um comércio (Foto: Reprodução/YouTube)

Passando a toalha e Easter Eggs

Com a fama do console e do mascote da Nintendo, a Sega precisou criar outro jogo para disputar com sua rival. Foi criado Sonic, the Hedgehog, um ouriço azulado super-rápido. Apesar de não ter títulos exclusivos lançados, Alex Kidd fez aparições em jogos como Sega Superstars Tennis e Sonic & Sega All-Stars Racing Transformed. Além disso, Alex Kidd apareceu de formas incomuns em outros games através de Easter Eggs, que indicavam a morte do pequenino.

Alex Kidd sendo trocado por Sonic em Segagaga (Foto: Reprodução/YouTube)

Em Segagaga, jogo lançado pela Sega em 2001 para Dreamcast, Alex Kidd é visto trabalhando como atendente em um comércio. Mas, durante uma lembrança, ele aparece sendo substituído por Sonic ao chegar no estúdio onde trabalhava. Já em Altered Beast é possível ver, durante uma fase, os túmulos de Alex e Stella, os dois personagens marcantes da franquia Alex Kidd.

No jogo Altered Beast há dois túmulos que podem ser de Alex Kidd e sua namorada (Foto: Reprodução/YouTube)

Quais os melhores jogos de Sonic the Hedgehog? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.