O iPod é o companheiro de quem é fanático por música e pode carregar o dispositivo compacto para todos os cantos com as trilhas favoritas. Então, qualquer problema é motivo de preocupação, e pode ter uma razão simples ou mais grave.

Como restaurar a configuração do iPod Touch?

Alguns sintomas como travamento de funções touch na tela e display apagado podem ser resolvidos com uma reinicialização do iPod. Mas para ajudar, confira uma lista com os problemas mais comuns no player da Apple. Os testes foram feitos com um iPod Nano de última geração.

iPod está com problema? Então confira os possíveis problemas e soluções para o dispositivo da Apple (Foto: Divulgação/Apple)

1) Bateria

Caso o iPod não ligue apertando o botão do topo por alguns segundos, é possível que a bateria tenha descarregado. Para garantir, antes de correr para assistência técnica, plugue o iPod no cabo e ligue diretamente no adaptador de tomada. Deixe o dispositivo lá por no mínimo 10 minutos para dar carga suficiente para ligar. Lembrando que ele pode continuar apagado se tentar antes do tempo limite.

Confira se o iPod está carregando corretamente quando plugado com o indicador na bateria (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Tente ligar novamente o iPod e caso não funcione reinicie o aparelho. Para isso pressione o botão do topo liga/desliga e o de menu por alguns segundos até que o logotipo da Apple apareça na tela. Caso ele ligue, deixe o iPod plugado na tomada até que a carga esteja cheia e observe para ver se o dispositivo vai se manter ligado pelo tempo tradicional. Veja também se o mostrador da bateria indica que está sendo feito o carregamento, com um ícone de “tomada” no topo direito. Se o problema estiver na bateria o aparelho poderá apagar novamente depois de alguns minutos ou nem iniciar a carga. E nesse caso o usuário precisará procurar a autorizada da Apple.

2) Cabo

Caso o iPod não esteja ligando, pode ser que o cabo esteja corrompido e o dispositivo não tenha sido recarregado. Para garantir, tente testar o aparelho em outro cabo ou tomada. Assim, o usuário já descarta essa possibilidade. Caso o dispositivo volte a reiniciar depois de ligar em um novo cabo, o problema estará resolvido. Lembrando que as entradas dos dispositivos Apple são diferentes, dependendo da geração do iPod ou iPhone. Então vale ficar atento para não danificar durante a ação.

Tente conectar o iPod em um outro cabo para ver se ele volta a funcionar (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

3) Problema no touch da tela

A tela sensível ao toque não responde? Então verifique se há alguma película no display e remova. Também garanta de que não esteja usando luvas ou esteja com a mão molhada, já que isso pode prejudicar na

... resposta ao toque do usuário. Caso já tenha desligado o aparelho, e os os bugs continuem, o ideal é formatar o iPod, restaurando o sistema como se fosse de fábrica.
Conecte o iPod no computador e aguarde o gadget ser reconhecido (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Assim você pode resolver caso o sistema tenha sido corrompido. Para isso, plugue no computador o iPod pelo cabo USB e abra o iTunes. Note que na tela do iPod será mostrado o indicador de “Conectado”.  Aguarde o dispositivo ser reconhecido e selecione o ícone de iPod no topo do programa. Depois conclua a ação em “Restaurar o iPod”. Depois é só confirmar a ação para continuar. Não desplugue o dispositivo até o final da ação e depois veja se o problema foi resolvido.

Função no iTunes para restaurar o iPod (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) Tela não liga

O iPod, como todos os eletrônicos, pode apresentar falhas momentâneas que podem ser resolvidas com a reinicialização. Para começar, pressione o botão do topo do iPod Nano  junto com o de menu, redondo na frente do dispositivo. Aguarde alguns segundos até que seja mostrado o ícone de maçã da Apple. Garanta que o problema não seja com o carregamento da bateria e mantenha o dispositivo plugado na tomada por no mínimo 10 minutos antes de tentar ligar novamente.

Reinicie o iPod para ver se a tela volta a funcionar (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Caso não funcione, tente plugar o iPod no computador pelo cabo para ver se ele é reconhecido pelo iTunes. Caso o display continue apagado, o dispositivo pode ter queimado algum componente e o ideal é buscar a assistência técnica. Nunca tente abrir o dispositivo ou algo do tipo, já que isso pode causar a perda da garantia.

5) Travamentos durante o uso

Caso o iPod apresente travamentos durante o uso ou atraso para passar as telas, primeiro é importante ver se o dispositivo está com o software atualizado. Isso porque a Apple libera ajustes de bugs e erros nos updates que podem resolver esses problemas. Para conferir, plugue o iPod no computador e abra o iTunes. Ao ser reconhecido, selecione o ícone de iPod no topo e depois clique no botão “Buscar Atualização”. Confirme a ação e aguarde o processo ser finalizado antes de desplugar o cabo.

Tente atualizar o software para ajustar travamentos no iPod (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Caso não funcione, tente redefinir o iPod com as configurações de fábrica. Para isso siga os mesmos passos até a tela do iTunes só que selecione o botão “Restaurar iPod” e aguarde a ação. É fundamental que antes de iniciar o procedimento a bateria esteja carregada para evitar erros ou desligamentos durante a ação.

6) Assistência Técnica

O iPod é coberto pela garantia da Apple, que é reconhecida por trocar o aparelho por um novo, mesmo se tiver sido comprado no exterior. Para ter mais informações é possível usar a página de suporte da companhia, sendo possível agendar uma visita técnica na loja da Apple ou ir direto para mais informações. O suporte é gratuito por 90 dias por telefone e a garantia tem duração de um ano. Lembrando que isso por variar dependendo das condições de uso do dispositivo.

iPod nano ou iPod touch? Opine no Fórum do TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.