A EA Games é uma das produtoras mais populares da atualidade. Se atualmente ela é conhecida por Battlefield, Mirror’s Edge ou Mass Effect, antigamente as maiores marcas eram Need for Speed, FIFA, Medal of Honor e SimCity. Conheça algumas das franquias mais clássicas da empresa e relembre sua história:

Confira os melhores jogos leves para PC

Need for Speed

A série Need for Speed nasceu em 1994 com premissa bem simples: ser o melhor simulador de carros já lançados nos videogames e computadores. A ideia inicial mudou ao longo das inúmeras sequências que foram lançadas. A saga começou no 3DO, antigo console da Panasonic, mas agora sai em todas as plataformas atuais. Já são mais de 22 títulos lançados, em pouco mais de 20 anos.

Carros em Need for Speed Underground (Foto: Reprodução/Meristation)

Need for Speed já tem até um filme lançado nos cinemas e livros inspirados na saga. O jogo teve o auge em 2003, quando saiu Need for Speed Underground, que mudou completamente a série e se voltou mais para a diversão e personalização dos veículos – mais ou menos no estilo da franquia de filmes Velozes & Furiosos. Apesar de ter recebido alguns games ruins, a marca está longe de acabar.

Fifa

É verdade que a EA possui diversos títulos esportivos no catálogo, inclusive a série Madden, de futebol americano. Mas, para o público brasileiro principalmente, o mais popular deles é Fifa, simulador de futebol. A marca começou em 1993, com Fifa International Soccer, que logo foi relançado com o nome de Fifa 94 para diversos consoles da época. A fórmula que seguiu era a de ter um novo game a cada ano.

Jogo Utimate Fifa da EA Games (Foto: Reprodução/RetroGamers)

Fifa sempre teve lugar garantido no coração de muitos jogadores, mas a franqui só chegou ao ápice mesmo mais recentemente, com jogos como FIFA 11, FIFA 12 e por aí vai. Antes, o mercado era dominado pelo principal concorrente, o Pro Evolution Soccer. A EA, porém, se empenhou em ter uma produção digna de blockbuster para sua série, que se tornou referência em futebol. A mais recente novidade é a inclusão de seleções femininas em Fifa 16.

Medal of Honor

Se hoje existe Battlefield, antigamente tínhamos Medal of Honor. A clássica série de jogos de tiro da EA nasceu em 1999, para o PSOne, de forma tímida e inesperada. O primeiro game foi um enorme sucesso, quando títulos FPS não se destacavam tanto em consoles, apesar da febre de GoldenEye, no Nintendo 64. Claro que, com a popularidade, vieram as sequências que viriam se tornar praticamente anuais.

Medal of Honor Underground não tem mais o brilho do passado (Foto: Reprodução/RetroGamers)

Infelizmente hoje Medal of Honor não tem mais o mesmo brilho do passa

... do. Os últimos games lançados, Medal of Honor (2010) e Medal of Honor Warfighter (2012) não chegaram nem perto da qualidade e diversão que os clássicos tinham, apesar dos gráficos bem mais avançados. A decepção foi tanta que a EA resolveu enterrar sua marca e hoje foca apenas em Battlefield, que mantém número de vendas cada vez maiores, com títulos sempre bons e divertidos.

SimCity

SimCity talvez seja a série mais antiga da lista. Lançado em 1989, a franquia é uma das mais populares de todos os tempos da EA, a ponto de pairar no imaginário popular, mesmo entre quem não conhece muito de games. A premissa simples de ser um simulador de construção de cidades foi um acerto incrível no mercado, a ponto de ele ser levado até mesmo para salas de aula e usado como estudo de caso, por ser um título também educativo.

SimCity é uma das séries mais antigas da EA Games (Foto: Divulgação/EA Games)

Sempre muito popular nos computadores, SimCity também ganhou edições nos consoles e portáteis, além de edições em redes sociais. São mais de 11 jogos lançados apenas na saga principal, sem contar spin-offs, e o mais recente game da franquia é chamado apenas de SimCity, disponível desde 2013 nos PCs, mas sem lembrar a mesma qualidade dos primeiros. O sucesso da marca foi tão grande que ela gerou, inclusive, outra séries de sucesso.

The Sims

Outra marca clássica e de enorme sucesso da EA Games, The Sims é um spin-off direto de SimCity, mas que é focado nas pessoas. Isto é: em vez de simular a construção de cidades, o jogo emula as vidas das pessoas, com foco em um personagem em específico, que tem suas ações controladas pelo jogador. A série foi lançada em 2000 e conta atualmente com mais de 175 milhões de cópias vendidas no mundo.

The Sims, clássico da EA (Foto: Reprodução/SimUniverse)

O sucesso de The Sims é enorme e até hoje ela é considerada uma das marcas mais populares da EA. Tanto que, a cada novo game, a companhia lança diversas expansões, sempre com itens novos, como objetos de decoração para as casas, profissões adicionais, ambientes extras, e por aí vai. São quatro títulos principais disponíveis, além de spin-offs como The Sims Medieval, The Sims Online e MySims, este último voltado para o público infanto-juvenil.

Command & Conquer

Enquanto SimCity era um jogo de estratégia de construção de cidade e até educativo, Command & Conquer sempre foi uma série de estratégia em tempo real focada em conflitos e guerras. O game nasceu em 1995 e conta com mais de 10 títulos já disponíveis.

Command & Conquer Red Alert é um game de estratégia em tempo real (Foto: Divulgação/EA Games)

O primeiro título da saga é considerado um dos primeiros do gênero de estratégia em tempo real, rivalizando com games como Starcraft e Age of Empires. Além da jogabilidade viciante, ele chamou a atenção na época por utilizar a técnica de “Full Motion Video”, ou seja, vídeos com atores reais para contar as histórias, algo que demonstrava enorme capacidade tecnológica para os computadores na década de 90. É verdade que atualmente a marca perdeu força, mas os primeiros títulos envelheceram muito bem e continuam recomendados.

Qual é sua opinião sobre The Sims 4? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.