Tales of Zestiria é um RPG de mundo aberto da Bandai Namco, disponível para PlayStation 3, PS4 e PC. Com um visual no estilo dos animes japoneses, o game acompanha a jornada de Sorey, um jovem que deseja recuperar a paz entre os humanos e Seraphins. Para isso, o personagem parte em missão para se tornar um Shepard e ganhar poder suficiente para derrotar os Hellions e seu temido líder. Confira um guia básico com dicas de como jogar Tales of Zestiria .

Hyperdimension Neptunia PP: como jogar o game que mistura dança e RPG

Primeiros passos

Tales of Zestiria é um jogo relativamente grande e com o mundo aberto para exploração. À primeira vista, os comandos e o sistema de combate podem parecer complexos, mas o próprio game oferece um pequeno tutorial para familiarizar o jogador com o sistema.

Saiba como jogar Tales of Zestiria, RPG para PS3, PS4 e PC (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Antes de começar, selecione o idioma para a dublagem (inglês ou japonês). Em seguida, aperte “Nova Partida” para iniciar um novo jogo. Ao começar, não tenha pressa. Explore os cenários e use todas as interações com os NPCs para pegar dicas ou itens.

Sistema de combate

O sistema de combate é bem familiar para os que estão acostumados com a série Tales. As lutas acontecem em tempo real e usam um conjunto de combos que podem ser combinados com habilidades de personagem e bônus de armas.

Sorey possui duas barras em combate, uma medindo seus Pontos de Vida (PV) e outra sua Cadeia de Espírito (CE). O CE é a energia que os personagens usam para desferir alguns ataques e realizar combos. Quanto mais você usá-la, menor será a quantidade de energia e seus ataques terão menos potência.

Tales of Zestiria: A Armatização é uma das habilidades de Sorey. (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Por isso, é importante manter um equilíbrio entre o uso das habilidades e sua CE. Recarregue seus pontos defendendo ou ao se movimentar em combate.

Para coordenar Sorey e seus aliados, o jogo também conta com o menu “Estratégia”. Ele possui opções para posicionar ou dar instruções de ataque e defesa para os personagens. Você pode personalizar Ações Táticas, Taxa de Ataque e Defesa/Cura.

Por exemplo, é possível instruir Lailah para diminuir o número de inimigos enquanto Mikleo foca em contra ataques e prioriza a saúde do grupo. Você também pode combinar essa estratégia com as “Ações de Batalha”. Elas são habilidades que podem ser aplicadas a todos os membros do grupo ao custo de Pontos de Ação (PA).

Tales of Zestiria: Use as táticas para combinas diferentes estratégias (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Esses pontos são adquiridos quando você sobe de nível ou encontra “Pontos de Descoberta” no mapa, liberando cenas e novas informações sobre a história. Você pode usar a detecção de pontos no menu de “Talentos de Suporte” para ajudar na busca.

Além disso, os

... combos ainda se beneficiam de habilidades elementais. Inimigos e habilidades se dividem entre: não elemental, terra, água, fogo e vento. Aperte R1 no PS3 e PS4 ou Tab no PC durante a luta para ver informações e fraquezas dos adversários.
Tales of Zestiria: Aperte R1 ou Tab durante a luta para conferir as fraquezas dos inimigos (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Habilidades

As habilidades dos personagens são divididas em quatro tipos: Artes Marciais, Místicas, Artes Ocultas e Artes Seráficas. A primeira da lista são os ataques físicos básicos dos humanos. Elas podem ser combinadas com as Artes Ocultas, que são ataques elementais que humanos ou Seraphins podem aprender a medida que seu nível sobe.

As Artes Seráficas, como diz o próprio nome, são habilidades especiais dos Seraphins. Elas podem ser usadas nas lutas ou também na Armatização, quando Sorey se transforma ao invocar o poder de um dos seus aliados Seraphins. Já as Artes Místicas são ataques únicos com danos muito altos. 

Tales of Zestiria: As habilidades podem ser combinadas em combos (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Itens e equipamentos

Itens e equipamentos são obtidos em lojas ou derrotando inimigos. Metade dos itens são consumíveis, ou seja, comidas e poções que podem ser usados dentro e fora das lutas. Eles possuem efeitos variados, como recuperar vida, CE ou bônus em combate.

No menu de “Equipamentos” você encontrará suas armas, roupas e acessórios. Cada item equipado possui uma habilidade básica que, ao ser combinada com outra, pode liberar uma poderosa habilidade-bônus para o seu personagem.

Tales of Zestiria: Com duas ou mais habilidades básicas na horizontal você pode criar um bônus (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

As habilidades-bônus são ativadas com base na posição das básicas na “Folha de Habilidades”. Por exemplo, ao equipar dois itens com a mesma habilidade básica, você receberá um bônus. Se colocar 2 ou mais básicas na posição vertical, também receberá outro adicional para usar em combate. Misture armas e itens para criar combinações.

As armas também podem ser treinadas até o nível 5. É possível aumentar a proficiência de um item ao simplesmente usá-lo em combate. Ou usar a fusão para aprimorar duas armas com o mesmo nome e obter mais força e novos poderes.

Tales of Zestiria: Explore o mapa em busca de baús (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Já no menu “Moda” você pode personalizar a aparência de Sorey e seus outros personagens. É possível mudar o corte de cabelo, o estilo da roupa ou adicionar acessórios, como chapéus, óculos, entre outros.

Baús e pontos adicionais

Explorar é um dos pontos mais importantes de Tales of Zestiria. No mapa você encontrará baús abertos e trancados com itens essenciais e até mesmo raros para equipar. Procure também por Monólitos ou Pontos de Descoberta para liberar textos, cenas adicionais e ganhar mais Pontos de Ação (PA) para os seus personagens.

Mesmo que um baú esteja fechado, clique nele para marcá-lo no mapa e voltar quando possuir uma chave. Os ícones também são muito úteis para indicar locais de cavernas, florestas, lojas e cidades próximas. Caso você se perca entre uma missão ou outra, segure R1 ou Tab para conferir o seu objetivo atual na parte de cima da tela.

Quais os melhores MMORPGs para navegador? Opine no Fórum TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.