Com a chegada da Black Friday 2015 e a proximidade das festas de final de ano, cresce o aumento de fraudes em compras online. Para tentar evitar esse tipo de problema, a Kaspersky Lab adicionou em seus produtos um recurso que bloqueia automaticamente os sites suspeitos.

Black Friday de livros: compre e-books para Kindle, Kobo, Lev e Nook

O conjunto de páginas é baseado na lista negra do Procon-SP e conta com mais de 500 sites identificados como prejudiciais ao consumidor. Além do antivírus e do Kaspersky Internet Security, o recurso está disponível para o navegador Safe Browser, disponível para dispositivos móveis.

Carrinho de compras na Black Friday vazio? Compre apenas em sites seguros (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Além da lista negra do e-commerce, criada pelo Procon, a própria Kapersky mantém analistas monitorando o registro de domínios no Brasil em busca de páginas falsas. Através de dados públicos, conhecidos como ‘whois’, especialistas analisam domínios registrados que utilizam o nome de bancos, empresas de cartão de crédito e lojas conhecidas.

Acompanhe a Black Friday ao vivo

O site identificado como fraudulento é bloqueado automaticamente nos dispositivos que utilizam as soluções de segurança da empresa. Para ativar o recurso é preciso aceitar o Kaspersky Security Network (KSN) na configuração do aplicativo utilizado. O KSN usa a nuvem para manter atualizada a lista de sites bloqueados.

Prevenção de golpes

Uma das principais formas de atrair vítimas é usando anúncio de produtos com preços muito abaixo do mercado.

“Os golpistas têm duas maneiras de agir: criam sites desconhecidos, mas com preços muito atraentes para atrair compradores, e uma vez feita a compra, nunca entregam o produto; ou clonam páginas de varejistas conhecidos, com o objetivo de clonar os cartões de crédito”, alerta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.

De acordo com a empresa de segurança na Internet, para manter o PC seguro é sempre bom ficar atento a promoções tentadoras, principalmente de sites desconhecidos.

Dez dicas para evitar golpes online

O analista da Kaspersky Lab preparou uma lista com dicas para evitar golpes online durante a Black Friday e aproveitar o evento com segurança. Confira. 

1. Cuidado com as ofertas: desconfie de anúncios com preços baixíssimos recebidas por e-mail – quase sempre elas são falsas.

Exemplo de site bloqueado no SafeBrowser (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)

2. Pesquise o produto antes de comprar. Faça uma busca para se certificar que a loja é idônea e o produto é de qualidade. Dê preferências para lojas conhecidas e que ofereçam garantias para o produto.

3. Acesse o site diretamente, digitando o endereço na barra de navegação, não faça o acesso a partir de sites de buscas nem clique em

... links recebidos por e-mail.

4. Use uma conexão segura. A acessar o site verifique na página de pagamentos se a conexão é segura (HTTPS). Para fazer isso, veja se a página exibe o cadeado de segurança e o certificado digital emitido confere com o nome da loja. Se a página não exibir o cadeado, não efetue a operação.

5. Cuidado com Wi-Fi público. Nunca use conexões sem fio públicas para realizar uma compra online. O mais recomendado é realizar suas compras utilizando sua própria rede, com segurança, para evitar ataques de criminosos virtuais. Também evite usar computadores públicos para acessar sites que solicitam dados pessoais para realizar a transação.

6. Cuidado com as redes sociais. Desconfie de ofertas divulgadas, pois muitas delas podem ser falsas.

7. Cuidado com sites desconhecidos. Evite comprar em páginas sem reputação, principalmente se o preço estiver muito abaixo do normal. Na dúvida, vale a pena consultar a lista do Procon de sites de e-commerce que devem ser evitados.

8. Escolha um cartão com limite baixo. Ao comprar com cartão de crédito prefira usar um com limite baixo e acompanhe a fatura regularmente.

9. Se você prefere pagar com boleto bancário, mantenha um antivírus instalado e sempre atualizado em seu computador. Vírus que alteram boletos bancários são comuns e têm feito muitas vítimas.

10. Cuidado com a Nota Fiscal eletrônica: e-mails falsos e maliciosos costumam circular nessa época informando supostas Notas Fiscais Eletrônicas de compras – alguns deles costumam trazer arquivos executáveis anexos (arquivos tipo ZIP) ou links que levam ao download desses arquivos. Nenhuma nota fiscal eletrônica chega como arquivo executável (EXE, CPL, SCR).

Dicas para a Black Friday 2015; vídeo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.