Com a chegada da Black Friday 2015 e a proximidade das festas de final de ano, cresce o aumento de fraudes em compras online. Para tentar evitar esse tipo de problema, a Kaspersky Lab adicionou em seus produtos um recurso que bloqueia automaticamente os sites suspeitos.
Black Friday de livros: compre e-books para Kindle, Kobo, Lev e Nook
O conjunto de páginas é baseado na lista negra do Procon-SP e conta com mais de 500 sites identificados como prejudiciais ao consumidor. Além do antivírus e do Kaspersky Internet Security, o recurso está disponível para o navegador Safe Browser, disponível para dispositivos móveis.
Carrinho de compras na Black Friday vazio? Compre apenas em sites seguros (Foto: Luana Marfim/TechTudo)
Além da lista negra do e-commerce, criada pelo Procon, a própria Kapersky mantém analistas monitorando o registro de domínios no Brasil em busca de páginas falsas. Através de dados públicos, conhecidos como ‘whois’, especialistas analisam domínios registrados que utilizam o nome de bancos, empresas de cartão de crédito e lojas conhecidas.
Acompanhe a Black Friday ao vivo
O site identificado como fraudulento é bloqueado automaticamente nos dispositivos que utilizam as soluções de segurança da empresa. Para ativar o recurso é preciso aceitar o Kaspersky Security Network (KSN) na configuração do aplicativo utilizado. O KSN usa a nuvem para manter atualizada a lista de sites bloqueados. Prevenção de golpes Uma das principais formas de atrair vítimas é usando anúncio de produtos com preços muito abaixo do mercado. “Os golpistas têm duas maneiras de agir: criam sites desconhecidos, mas com preços muito atraentes para atrair compradores, e uma vez feita a compra, nunca entregam o produto; ou clonam páginas de varejistas conhecidos, com o objetivo de clonar os cartões de crédito”, alerta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab. De acordo com a empresa de segurança na Internet, para manter o PC seguro é sempre bom ficar atento a promoções tentadoras, principalmente de sites desconhecidos.
Dez dicas para evitar golpes online
O analista da Kaspersky Lab preparou uma lista com dicas para evitar golpes online durante a Black Friday e aproveitar o evento com segurança. Confira.  1. Cuidado com as ofertas: desconfie de anúncios com preços baixíssimos recebidas por e-mail – quase sempre elas são falsas.
Exemplo de site bloqueado no SafeBrowser (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)
2. Pesquise o produto antes de comprar. Faça uma ...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.