Medal of Honor é popular série de jogos de tiro em primeira pessoa que fez sucesso em diversas plataformas, começando pelo saudoso Playstation. Com a conhecida temática de guerra, as versões marcaram pela constante ação e cenas memoráveis. Confira as melhores curiosidades do game.

Legend of Zelda: veja as melhores curiosidades sobre a famosa franquia 

Medal of Honor: confira as melhores curiosidades sobre a franquia (Foto: Divulgação)Medal of Honor: confira as melhores curiosidades sobre a franquia (Foto: Divulgação)

Sucesso de Spielberg

O primeiro título, Medal of Honor (Playstation), lançado em 1999, veio logo depois do sucesso estrondoso do longa O Resgate do Soldado Ryan. O game foi idealizado justamente por Steven Spielberg, responsável pelo filme.

Cena do filme: O Resgate do Soldado Ryan (Foto: Divulgação)Cena do filme: O Resgate do Soldado Ryan (Foto: Divulgação)

O jogo incorporava a mesma temática sobre os conflitos da Segunda Guerra Mundial, e não demorou para cair nas graças dos donos do console, já que contava com belos gráficos e boa jogabilidade para a época.

Cães bons de mira

No jogo Medal of Honor: Underground (PS, 2000), em alguns momentos do game era possível enfrentar cães armados com metralhadoras e lançadores de mísseis. A cena estranha chamou muita atenção na época, já que o game carregava uma conduta mais séria.

Cachorros atiradores e outros personagens bizarros marcaram presença no game (Foto: Divulgação)Cachorros atiradores e outros personagens bizarros marcaram presença no game (Foto: Divulgação)

Em outras passagens os jogadores se deparavam com cavaleiros armados com escudos e machados, zumbis, robôs e outras bizarrices.

Polêmicas

Como todo bom game recheado de violência e referências a conflitos da vida real, Medal of Honor foi pivô de algumas polêmicas durante os seus melhores anos.

Talibãs eram uma das facções jogáveis (Foto: Divulgação)Talibãs eram uma das facções jogáveis (Foto: Divulgação)

Talvez a principal delas tenha sido com a versão de 2010, quando o game teve a sua venda proibida no Canadá e Reino Unido devido à presença de uma facção Talibã no modo online. A loja Gamestop também entrou na onda, e se recusou a distribuir o game.

Audio reciclado

As coincidências com o blockbuster O Resgate do Soldado Ryan não param só na temática e idealizador do game. A primeira versão do jogo, de 1999, contava com o seu audio praticamente todo reaproveitado do longa metragem, incluindo trilha sonora, sons de disparos e explosões.

Curiosamente, o filme recebeu prêmios pela bela trilha sonora, que posteriormente foi parar no game publicado pela Eletronic Arts, e que fez sucesso no PlayStation.

Depoimentos de soldados

Para produzir a campanha de Medal of Honor: Warfighter, os desenvolvedores conversaram pessoalmente com soldados e familiares, para entender um pouco mais sobre o drama de uma guerra.

... 2/f/original/2014/10/06/campanha.jpg" alt="Campanha tentou humanizar os personagens, mas terminou em confusão (Foto: Divulgação)" height="391" width="695">Campanha tentou humanizar os personagens, mas terminou em confusão (Foto: Divulgação)

A ideia terminou não dando muito certo, já que alguns soldados terminaram punidos pela revelação de conteúdo sigiloso, e o game não foi um grande sucesso.

Final amargo

Depois do fracasso nas vendas e análises de Warfighter, a EA decidiu encerrar de uma vez por todas a produção de novos títulos da série, que já vinha enfraquecida. No total, o game vendeu pouco mais de dois milhões de unidades, e terminou retirado das prateleiras pouco tempo depois de seu lançamento.

Medal of Honor Warfighter (Foto: Divulgação)Medal of Honor Warfighter (Foto: Divulgação)

O grande concorrente

Um dos principais fatores para a melancólica despedida de Medal of Honor foi a chegada de Call of Duty, que tirou a confortável posição do game da EA, que até então não tinha grandes concorrentes diretos.

Call of Duty foi um dos responsáveis pelo fracasso das versões mais recentes de Medal of Honor (Foto: Divulgação)Call of Duty foi um dos responsáveis pelo fracasso das versões mais recentes de Medal of Honor (Foto: Divulgação)

O blockbuster da Activision trazia campanha cheia de novidades, belos gráficos, e de quebra, um modo online incrível. Com os tempos, a vantagem de CoD só cresceu, inviabilizando sequer uma competição justa.

Qual o melhor Call of Duty: Black Ops 2 ou Ghosts? Opine no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.