Mesmo com a evolução gráfica do Windows ao longo do tempo, o Prompt  ainda é útil para uma série de problemas – mesmo que seja para funções de diagnóstico. De forma simples e direta, com apenas alguns comando é possível ter informações importantíssimas sobre o sistema.

Quer montar um mini PC? Veja lista com melhores gabinetes do tipo

O mesmo acontece com o recursos da rede. Utilizando os códigos certos é possível até mesmo desvendar se o problema está na rede da sua casa ou é algum problema da operadora. Configra alguns comandos utilizados para verificação da rede.

Ipconfig /all

Comando identifica todas as informações da rede (Foto: Reprodução/Gabriel RIbeiro)

Lista todas informações referentes a rede. Com ela é possível por exemplo ver o IP, o gateway padrão, além do DHCP e DNS. Outro parâmetro interessante é o /release, que libera o endereço IP e o /renew que altera automaticamente o endereço IP.

Arp -a

Comando pode ser usado para identificar conflito (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Pode ser usado para verificar se alguém está clonando alguma informação, como o endereço MAC e o IP, e consequentemente gerando algum conflito.

Ping

Comando verifica tempo de respostas e comunicação dentro da rede e na internet (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Usado para verificar se a máquina está se comunicando com outra na rede enviando quatro pacote de dados e medindo o tempo de resposta (ms). Também serve para verificar o tempo de resposta de um site na internet. Se quiser medir de forma intermitente – sem o limite dos quatro pacotes – basta digitar o parâmetro -t (Exemplo: ping www.techtudo.com.br -t).

Tracert

Comando mostra rota que informações percorrem até o destino (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Traça uma rota entre sua máquina e o endereço de destino. Assim como o ping, além de servir em endereços dentro da rede também serve para sites. Além de mostrar todos os IPs por onde os dados trafegam, também mede o tempo de resposta. Você pode usar o pa

... râmetro -d (Exemplo: tracert -d www.techtudo.com.br) para concluir de forma mais rápida.

Redes Wi-Fi

Comando mostra redes Wireless (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Também é possível ver as redes Wi-Fi disponíveis. Para isso use o comando: netsh wlan show networks

Como formatar pendrive pelo prompt de comando? Confira no Fórum do TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.