O uso de cabos e adaptadores USB-OTG, aliados com smartphones compatíveis, pode aumentar consideravelmente as capacidades dos aparelhos. USB-OTG (sigla para “On The Go”) é um padrão criado em 2001 para que dispositivos compatíveis possam se comportar como controladores (“hosts”) de outros aparelhos: um celular que aceita o padrão OTG pode ser conectado diretamente a uma impressora, pen-drive, HD externo, leitor de cartões e etc assumindo o papel de controlador, como se fosse um PC.

Vale o preço? Conheça os monitores mais caros do mundo

A ideia é que o aparelho a ser definido como “host” seja um smartphone e, para isso, é necessário usar um adaptador para ligar o telefone ao acessório desejado. No Brasil, os adaptadores são bem fáceis de se encontrar por preços na casa dos R$ 20.

Selo, presente em caixas e manuais, certifica que o aparelho é compatível com o padrão USB-OTG (Foto: Divulgação/USB.org)

Para saber se seu aparelho é compatível, procure o selo USB-OTG, como na imagem abaixo, na caixa do celular. Se você não tem mais a caixinha, uma consulta na Internet pode responder a sua dúvida com facilidade.

Abaixo, você conhece alguns exemplos do uso do USB-OTG no smartphone.

Faça do celular um desktop

Com o uso do USB-OTG é possível conectar mouse e teclado ao celular. Espelhando a tela do smartphone via Chromecast torna o aparelho em um desktop.

Usando hub com múltiplas portas, é possível fazer do celular um desktop (Foto: Divulgação)

Alguns tipos de mouse, especialmente versões gamer com muitos botões, podem ter compatibilidade limitada, mas o básico, como movimento do cursor na tela e as operações de clique com os botões principais funcionara corretamente. O mesmo vale para teclados com muitas teclas extras de atalho.

Jogos com controles

Uma possibilidade bem interessante do USB-OTG é o uso de controles de videogame no celular, permitindo que quem curte jogar no Android possa usar esse tipo de acessório.

Adaptadores permitem conectar controles de videogame nos celulares (Foto: Divulgação/Datastream)

Para isso, a única exigência é que o controle tenha interface USB. Por conta disso, o ideal é procurar modelos de joysticks desenvolvidos para PCs, embora os controles de PlayStation e Xbox sejam compatíveis.

Transferir arquivos com facilidade

Em alguns casos, o processo de ligar o telefone no computador para mover arquivos pode demorar e ser um processo burocrático.

Adaptadores mais simples, como o que você vê na imagem, podem ser encontrados no Brasil por menos de R$ 20 (Foto: Divulgação)

Usando adaptadores USB-OTG, o usuário pode ligar o smart diretamente a um HD externo, ou pen-drive. Uma vez conectado, basta acessar o gerenciador de arquivos do Android para mover arquivos para lá e para cá com facilidade, sem a necessidade de u

... m PC.

Impressão ágil

Usando a ponte via OTG o usuário pode ligar seu smartphone diretamente a uma impressora. Há algumas restrições de compatibilidade, especialmente em modelos mais antigos, mas, em geral, todas elas permitem que material para impressão seja enviado diretamente do telefone.

Vale a pena comprar o Raspberry Pi 2? Comente no Fórum do TechTudo

Ler cartões de memória

Nessa situação, desde que o usuário tenha um leitor de cartões compatível com USB em mãos, é possível acessar o conteúdo de diversos formatos de cartões diretamente pelo celular.

É uma função útil para fotógrafos, por exemplo, que mesmo sem um computador por perto, pode transferir arquivos de seus cartões para o celular, ou tablet, para edições simples, ou para enviar para alguém.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.