O Chrome, navegador do Google, é simples e intuitivo. Por ser fácil de usar, o browser atraiu mais de um bilhão de internautas. Ainda assim, a experiência com o software pode ficar melhor com diversos recursos de usabilidade. Isso inclui criação de usuários, suporte para extensões, gerenciador de tarefas nativo e sincronização com a conta do Google. 

Como adicionar de uma só vez vários sites ao favoritos no Chrome

Para completar, o navegador é multiplataforma e está disponível para Windows, Mac e Linux. Confira 15 dicas para aproveitar todo o potencial do Chrome no seu computador.

Chrome : confira dez dicas para usar o navegador (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

1. Crie vários usuários

O Chrome conta com um recurso interessante para quem divide o PC com outras pessoas. É possível criar vários usuários, cada um com uma conta Google, separando configurações, favoritos e toda a sincronização. Para isso, clique no menu do navegador, vá até “Configurações” e encontre a seção “Pessoas”. Depois, é só selecionar “Adicionar Pessoa…”.

Chrome: saiba como criar vários usuários (Reprodução/Alessandro Junior)

2. Ative o modo anônimo ou troque de usuário

As pessoas que precisam navegar sem registrar o histórico da Internet podem utilizar o modo anônimo. Com a função, informações como buscas e sites acessados não são gravados no histórico do Chrome. Para fazer isso, bastar clicar no nome do usuário, no topo direito e selecionar “Navegar em modo anônimo”. É possível também usar o atalho Ctrl + Shift + N (Command + Shift + N, no Mac OS). 

Como ativar a navegação anônima no Chrome (Reprodução/Alessandro Junior)

Nesse mesmo menu, é possível trocar de usuário, ao selecionar “Alterar Pessoa”.

3. Coloque mais itens na barra de favoritos

Depois de algum tempo, é normal que a barra de favoritos fique pequena demais para a quantidade de links favoritados. Quando o espaço na barra não é mais suficiente para manter todos os sites, o usuário pode adicionar mais itens. Com isso, vá até o "Gerenciador de Favoritos" (chrome://bookmarks/), clique com o botão direito sobre o endereço, selecione “Editar” e apague o campo “Nome”. Dessa forma, apenas o ícone da página aparecerá na barra.

... 400" width="695">Chrome: confira como adicionar mais itens à barra de favoritos (Reprodução/Alessandro Junior)

4. Fixe as guias mais importantes

Alguns sites são mais visitados com frequência do que outros. Essas guias, geralmente, costumam ficar abertas por mais tempo. Para economizar trabalho, você pode fixá-las ao clicar com o botão direito sobre a aba, selecionando a opção “Fixar Guia”. As janelas fixadas ficam agrupadas na parte esquerda, exibindo somente o ícone do site.

Chrome: como fixar as guias mais importantes (Reprodução/Alessandro Junior)

5. Abra abas recém-fechadas

Para quem fechou uma guia sem querer, há a opção de recuperar uma aba fechada recentemente. Para realizar o procedimento, basta ir até o menu de opções do Chrome, acessar o menu “Histórico e Guias Recentes”, para encontrar as páginas. O atalho Ctrl + Shift + T (ou Command + Shift + T, no Mac OS) abre apenas a última aba fechada.

Chrome: como abrir guias fechadas recentemente (Reprodução/Alessandro Junior)

6. Como usar o Chrome como calculadora

A barra de endereços do Google pode fazer cálculos diretamente, sem a necessidade de ir para a página de pesquisa. Quem quiser fazer operações matemáticas só precisa digitar o cálculo e esperar pelo resultado, que é exibido automaticamente abaixo. Há outras informações que podem ser exibidas rapidamente também, como ao digitar “Atual presidente do Brasil”.

Veja como usar o Chrome como calculadora (Reprodução/Alessandro Junior)

7. Saiba mais sobre os sites que você visita

Ao lado da barra de endereços, o Chrome exibe um pequeno ícone: uma página em branco ou um cadeado verde, dependendo da página visitada. Depois de clicar sobre esse símbolo, uma série de informações é exibida, inclusive credenciais de segurança, a origem do site, os cookies armazenados e as permissões que você concedeu, como, por exemplo, o modo tela cheia.

Chrome: veja informações sobre sites visitados (Reprodução/Alessandro Junior)

8. Gerenciar senhas salvas

Ao fazer login em páginas, o Chrome dá a opção de salvar as senhas para facilitar os acessos futuros. O navegador permite visualizar e gerenciar todos os dados salvos: clique no menu do browser, depois em “Configurações” e selecione a opção “Mostrar configurações avançadas…” no final da página. Em seguida, na seção “Senhas e Formulários”, clique em “Gerenciar senhas”.

Chrome: veja como gerenciar senhas salvas (Reprodução/Alessandro Junior)

9. Voltar mais páginas

Clicar com o botão direito sobre o ícone de “Voltar” exibe um pequeno histórico da aba em visualização. Ao segurar Ctrl (ou Command, no Mac OS) e clicar em um dos endereços, a página será aberta em uma nova guia. Você pode visualizar todo o histórico do navegador ao clicar em “Mostrar histórico completo”. A dica vale também para o ícone “Avançar”.

Chrome conta com histórico de sites recentes (Reprodução/Alessandro Junior)

10. Controle o gerenciador de tarefas

O Chrome conta com o próprio gerenciador de tarefas, que pode ser acessado através do menu de opções do navegador, em “Mais Ferramentas”. O gerenciador exibe todos os processos que estão rodando no momento, inclusive abas ativas, extensões e apps. Esse recurso é muito útil em momentos com problemas de desempenho no navegador, já que você pode encerrar os processos que consomem recursos.

Chrome: como controlar o gerenciador de tarefas (Reprodução/Alessandro Junior)

11. Não sincronize tudo

O Chrome sincroniza diversos dados da conta para que estejam disponíveis em todos os dispositivos do usuário. Senhas, guias abertas, histórico, extensões e outras informações ficam na nuvem, disponíveis onde a conta estiver logada. No entanto, não é preciso que todas as informações sejam sincronizadas. Talvez você precise de extensões no trabalho e outras em casa. Para fazer esses ajustes, vá até o menu do navegador, depois em “Configurações”, selecione a opção “Configurações de sincronização avançada…” na seção “Fazer Login”.

Usuários não precisam sincronizar todos os dados no Chrome (Reprodução/Alessandro Junior)

12. Adicione um grupo de abas aos favoritos de uma só vez

É possível salvar um grupo de abas de uma só vez. Basta clicar com o botão direito sobre uma das guias e selecionar “Adicionar todas as guias aos favoritos…”. A janela se abrirá ao pedir que você nomeie a pasta que reunirá os endereços. É possível também usar o atalho Ctrl + Shift + D (ou Command + Shift + D, no Mac OS).

Chrome permite adicionar vários sites aos favoritos (Reprodução/Alessandro Junior)

13. Usar o Chrome como player de mídia

O Chrome pode servir como player de mídia, para reproduzir os formatos mais comuns de vídeo, áudio e imagem armazenados no computador. Utilizar o recurso é fácil, além de ser bastante útil. Para ouvir música no Chrome, basta arrastar o arquivo do PC para uma guia vazia.

Chrome: veja com usar o navegador como player (Reprodução/Alessandro Junior)

14. Veja definições das palavras rapidamente

A extensão Google Dictionary consegue exibir definições das palavras rapidamente. Ao selecionar uma palavra e clicar no ícone da extensão na barra do navegador, vários significados são exibidos, assim como um link para mais informações. O plugin oferece suporte para vários idiomas, inclusive o português.

Chrome: saiba como ver significados de palavras (Reprodução/Alessandro Junior)

15. Adicionar mais funcionalidades com extensões

Por fim, o Chrome pode ficar ainda mais poderoso com as diversas extensões disponíveis na Chrome Webstore. O navegador do Google tem plugins de todos os tipos, capazes de complementar a experiência de uso. Há extensões de diversos gêneros, atendendo a várias necessidades. A tendência é de que, quanto mais extensões instaladas, mais tarefas o navegador poderá realizar.

Chrome: adicionar extensões pode turbinar o navegador (Reprodução/Alessandro Junior)

Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.