Existem diversas formas de se transmitir dados. Uma das mais antigas e ainda usadas atualmente é através do cabo coaxial. Se você tem uma TV por assinatura ou internet que não utiliza a linha telefônica muito provavelmente ele faz parte da sua vida. O cabo conta com blindagem e oferece resistência contra interferências eletromagnéticas.

Veja cinco dicas e truques para fazer o seu cabo USB durar muito mais

No entanto, a instalação pode ser mais complicada e precisar de pessoal especializado. Conheça um pouco mais sobre o cabo coaxial e saiba quais são suas vantagens e desvantagens.

Conheça mais sobre os cabos coaxiais (Foto: Reprodução)

Ao longo dos anos e com o avanço da tecnologia os cabos do tipo coaxial fizeram parte da história. A primeira patente surgiu em 1880, com o matemático inglês Oliver Heaviside. O estudioso queria achar uma forma das transmissões telegráficas serem menos suscetíveis a interferência e fazer com que os sinais fossem enviados e recebidos de forma mais clara. Outra preocupação era desenvolver uma linha de transmissão mais resistente aos efeitos climáticos.

Com o passar do tempo, outras empresas como a Siemens & Halske e a AT&T foram aperfeiçoando a pesquisa de Heaviside para criar os cabos coaxiais que conhecemos hoje.

Os cabos coaxiais possuem como base um fio de cobre como condutor interno recoberto por material isolante e uma camada de blindagem constituída de uma malha metálica.  Por fora há ainda uma capa como proteção extra geralmente feita em material plástico flexível, como o PVC.

Como solucionar problemas com o monitor? Descubra no Fórum do TechTudo

Existem dois tipos principais de cabos coaxiais. O Thinnet, também chamado de 10Base2 ou fino , é mais flexível e conta com apenas 0,63 de espessura. Ao todo ele consegue transmitir 10 Mbps em uma distância de aproximadamente 185 metros. Após essa distância há o risco do sinal sofrer atenuação. Seu uso mais comum está em antenas de televisão e em redes de computadores mais antigas.

O outro modelo, chamado de Thicknet, 10Base5 ou grosso, é menos maleável já  que conta com 1,25 cm de diâmetro. Como possui o núcleo de cobre mais grosso o, esse tipo de cabo pode transportar dados em uma velocidade de até 10 Mbps por até 500 metros. Seu uso é menos comum atualmente e está relacionado a backbones mais antigos.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem dos cabos coaxiais está relacionada a sua proteção contra int

... erferências. Graças a blindagem ele é mais resistente contra ruídos e também não gera interferência em relação ao meio externo. Atualmente eles são usados em várias ocasiões, como TVs a cabo e circuito interno de TV.

Já a desvantagem está na dificuldade de instalação. Por ser rígido ele pode ser quebrado com mais facilidade além de curvas mais acentuadas influenciar no sinal. Com o avanço da tecnologia ele tem sido substituído por outros padrões nas redes domésticas, como os cabos de par trançado e fibra ótica, que além de serem mais maleáveis oferecem maior taxa de velocidade.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.