O Gorilla Glass é um vidro resistente, criado pela Corning, que está presente na tela da maior parte dos celulares atuais. Isso quase todo mundo sabe, mas dúvidas sobre sua tecnologia são bastante comuns. Por que esse revestimento é tão popular? Ele é mesmo "indestrutível"?
Tela 2.5D: entenda tecnologia do display do iPhone 6 e outros celulares Para resolver esses e outros questionamentos, explicamos tudo sobre o material e suas propriedades. Confira e avalie se vale a pena ter um smartphone com o vidro Gorilla Glass.
Gorilla Glass está presente em mais de 2.400 modelos de dispositivos (Foto: Divulgação/Corning)
O que é? O Gorilla Glass é um álcali-aluminossilicato, ligação de uma base com o composto de alumínio, silício e oxigênio. Esse material não é encontrado na natureza; ele começou a ser desenvolvido pela Corning em 2005. Suas principais características são resistência à compressão, à fratura, à alta temperatura, além da maleabilidade. Essas propriedades garantem a possibilidade de produzir um vidro fino (até 0,4 mm), mas que ao mesmo tempo não será danificado com facilidade, o que é ideal para dispositivos como celulares e tablets. A evolução do Gorila Glass - Primeira geração Já na primeira geração, o Gorilla Glass conseguiu superar a marca de 200 milhões de dispositivos. Na época, isso significou cerca de 20% dos celulares no mundo todo. Sua estreia foi com o primeiro iPhone, lançado em 2007, que ostentou um vidro com 1,3 mm com revestimento oleofóbico, capaz de repelir a gordura das marcas de digitais. Essa espessura, no entanto, foi a pedido da Apple; a primeira geração podia medir entre 0,5 mm e 2 mm.
Primeiro iPhone, lançado em 2007, estreou Gorilla Glass (Foto: Divulgação/Apple)
Qual é o smartphone mais esperado de 2015? Comente no Fórum do TechTudo.<b></b>
- Gorilla Glass 2 A segunda geração do vidro da Corning foi anunciada em 2012, na Consumer Electronics Show (CES). Sua principal melhoria foi na espessura: o Gorilla Glass 2 era 20% mais fino que o modelo antecessor, mantendo a força e a resistência. Esta redução permitiu a fabricação de dispositivos mais finos e elegantes, com imagens mais brilhantes e aumento da sensibilidade ao toque.
Samsung Galaxy S3 veio com Gorilla Glass 2 (Foto: Allan Melo/TechTudo)
O vidro foi empregado em tops de linha lançados naquele ano, como o Samsung Galaxy S3. Alguns dispositivos que chegaram no Brasil em 2013, como o LG Optimus G e o Nexus 4, também ostentaram a proteçã...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.