O Baidu Browser é um navegador web que oferece uma interface inspirada no Chrome, do Google. O programa é gratuito e tem opções completas, como ferramenta para baixar vídeos, registros de navegação, gerenciador de downloads e até recurso de janela anônima, para manter o acesso sem registros.

Como baixar vídeos com o Baidu Browser

Confira dez dicas com recursos embutidos no Baidu Browser e saiba tudo para começar a usar o navegador como padrão no PC. Para quem já usar o Chrome, o software é simples e intuitivo. 

Baidu Browser (Foto: Divulgação/Baidu Browser)

1) Acessar sites e navegar

Para começar a acessar as páginas favoritas na web, o Baidu Browser oferece uma barra tradicional no topo da tela. Com isso, basta digitar o link do site e apertar o “Enter” no teclado. Na lateral esquerda estão os botões de navegação. As setas permitem retroceder ou avançar entre as páginas acessadas e há um botão para atualizar o site, com uma seta em círculo.

Conheça as ferramentas para navegação em sites pelo Baidu (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O ícone de casa direciona para a página inicial determinada no navegador. Na direita, o usuário encontra uma barra de pesquisa, que pode ser personalizada entre buscas do Google, Yahoo, Bing e Baidu. Para abrir uma nova aba, clique no ícone de “+” no topo no browser.

2) Histórico

O Baidu guarda o histórico de navegação do usuário e para abrir basta acessar o menu lateral, indicado por três linhas e clicar em “Histórico”. Será aberta uma tela com os registros, sendo possível filtrar por data ou site. Note que no topo há a data e dia da semana para manter os links organizados e para acessar alguma das páginas, o usuário só precisa clicar nela para abrir em uma segunda aba.

Acesse o histórico de navegação pelo Baidu (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3) Favoritos

Guardar sites como favoritos pode ser interessante para quem não quer perder determinado site ou acessar diversas vezes durante a semana de forma mais simples. Para isso, clique no ícone de estrela na lateral da barra de endereços e personalize em qual pasta vai salvar o item. É possível exibir na barra do navegador ou abrir o menu lateral, indicado por três linhas e encontrar a listagem no item de “Favoritos”.

Salve sites como favoritos e encontre a listagem no menu do Baidu (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) Navegador privado

Quer navegar de forma mais discreta? Uma boa solução é usar a janela anônima do Baidu Browser. Dessa forma, o usuário não precisa se preocupar em limpar o histórico, já q

... ue as páginas não serão registradas no navegador. Além disso, não há rastros simples, como de cookies durante o uso. A opção está no menu lateral do navegador e, para encerrar, basta fechar a janela.
Navegue de forma privada na internet usando a ferramenta do Baidu (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

5) Acessar as configurações do navegador

O Baidu oferece configurações completas para os usuários, que podem se logar em um perfil, alterar ações de guias, limpar dados de navegação, alterar idiomas e até definir pasta para downloads. Quer descobrir como? Veja o menu do topo direito e clique em “Configurações”. Será aberta uma janela com os itens simples e avançados.

Encontre todas as configurações para ajustar no Baidu (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

6) Baixar vídeos

Quer salvar vídeos de sites como YouTube? Saiba que o Baidu tem um botão embutido para fazer o download de forma simples. Para isso, é necessário acessar o site, abrir a mídia na tela e aguardar que o botão de “download de mídia” no topo direito fique azul. Depois é só escolher a qualidade do vídeo, selecionar a pasta e confirmar o download. O formado salvo é MP4 com áudio, compatível com diversos players no PC.

Baixe vídeos de diversos sites com o navegador Baidu (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

7) Gerenciador de Downloads

Como os navegadores tradicionais, o usuário pode baixar arquivos, músicas, vídeos e todos esses registros ficam salvos no Gerenciador de Downloads. O item pode ser aberto pelo menu lateral do Baidu em “Downloads”, que permite pausar, continuar, acessar na pasta e até remover da lista. Assim, todos os dados ficam na mesma interface de forma organizada para não perder os arquivos baixados no PC.

Acesse o Gerenciador de Downloads do Baidu (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

8) Central de aplicativos

O navegador também tem compatibilidade com milhares de aplicativos disponíveis na Chrome Store. No topo esquerdo há um botão de atalho para acessar a loja de apps do Google. Basta clicar no ícone e escolher qual plugin quer instalar no browser. Estão disponíveis extensões, jogos, apps e tema.

Acesse a central de aplicativos para personalizar o navegador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

9) Compartilhar no Facebook

Um botão bem prático no topo do navegador permite compartilhar páginas acessadas pelo Baidu diretamente no Facebook. Para isso é necessário informar as credenciais de login e senha da rede social para salvar no browser. Para fazer as postagens o usuário pode personalizar a mensagem, selecionar a privacidade do post e até enviar para o perfil de uma amigo ou em uma mensagem privada, por inbox.

Compartilhe sites diretamente no Facebook usando o Baidu Browser (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

10) Imprimir

Quer guardar o registro de algum acesso pelo navegador, como boletos de cartões ou até trechos de sites? Então uma forma prática para manter os documentos em mãos é imprimir. A ação pode ser feita pelo Baidu usando o atalho “CTRL+P” ou pelo menu lateral. Uma tela será aberta com as configurações de impressão e pré-visualização do arquivo. Ao fazer as definições que preferir, confirme em “Imprimir”.

Imprima páginas e documentos pelo Baidu Browser (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

A Baidu é um risco para o Google? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.