As placas de vídeo Fx 6300 e Fx 8350, ambas da AMD, estão no mercado há algum tempo, mas ainda sim muitos usuários têm dúvidas em relação a qual modelo escolher. Baseados na microarquitetura Piledriver e compatíveis com o socket AM3+, os processadores Vishera AMD FX-8350, com oito núcleos, e FX-6300, com seis núcleos, ainda são alternativas muito procuradas para quem está montando um PC. Confira os pontos principais para te ajudar a escolher entre os dois modelos.

Conheça os melhores processadores AMD para jogos disponíveis no Brasil

Configurações

O Fx 8350 utiliza o processo de fabricação 32nm, conta com oito núcleos e possui cache L2 e L3 com 8 MB, totalizando assim 16 MB de cache total. Seu ponto forte está na frequência de operação. Ele trabalha a 4 GHz podendo chegar a um clock turbo de 4.2 GHz. Como consequência, ele tem um consumo de energia notadamente maior, com um TDP de 125w.

Modelos utilizam microarquitetura Piledriver (Foto: Divulgação/AMD)

Já o Fx 6300 utiliza o mesmo processo de fabricação de 32nm, mas a quantidade de núcleos é menor: ao todo são apenas seis. Outro ponto em que o 6300 perde para o seu irmão mais velho é a quantidade de cache. Ao todo ele tem 14 MB no total, divididos em 6 MB L2 e 8 MB L3. A frequência em que ele trabalha também é menor.  O clock base é de 3.5 GHz. Em modo turbo ele chega a 4.1 GHz. O ponto positivo está no menor consumo de energia, com apenas 95w de TDP.

Como é de uma categoria superior, o Fx 8350 ganha de goleada do Fx 6300. São mais núcleos, uma maior quantidade de cache e um clock padrão maior. Vale destacar que ambos modelos são destravados sendo compatíveis com overclock.

Preço e disponibilidade

Modelos são encontrados facilmente em lojas online (Foto: Divulgação/AMD)

O Fx 8350 ganha nas configurações, mas o preço também é bem mais alto. Atualmente o modelo pode ser encontrado por cerca de R$ 800. Já o Fx 6300 é mais barato, podendo ser encontrado por cerca de R$ 490. Ambos os modelos podem ser encontrados facilmente, tanto em lojas físicas quanto em e-commerce.

Custo-benefício

Para quem está com orçamento apertado, o FX-6300 é um dos modelos da categoria que apresenta uma ótima relação custo-benefício. Ele não oferece muito "gargalo" em conjunto com as placas de vídeo mid-end, tendo desempenho satisfatório, tanto em jogos atuais, quanto em operações do dia a dia.

Como recuperar dados de um HD externo danificado? Veja no Fórum do TechTudo.

Já o Fx 8350 é para quem busca um desempenho superior. Trabalhando com o clock maior, com mais núcleos e uma quantidade maior de cache, ele é uma opção para quem precisa executar tarefas mais pesadas como renderização de vídeo, programas de edição ou trabalhar com arquivos pesados.

... 11" width="695">Detalhes da arquitetura Piledriver (Foto: Divulgação/AMD)

Ou seja, se você está buscando um processador ‘barato’ para executar tarefas do dia a dia, mas que não decepciona nos jogos, o Fx 6300 é a melhor escolha. O dinheiro que sobrar, pode ser usado, para investir em outras peças, como uma placa de vídeo mais potente, por exemplo.

Já se o seu objetivo é extrair o máximo de desempenho e não se preocupar com um upgrade de processador nos próximos anos, vá de Fx 8350. Porém, um ponto deve ser analisado, como o TDP maior. Pode ser necessário usar um cooler que ofereça mais eficiência no resfriamento. Mas, mesmo assim, ele também é uma boa opção. Apesar de já ter alguns anos no mercado, este modelo ainda tem muito a oferecer.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.