O Galaxy Note 4 foi lançado em 2014 e ainda é um celular muito procurado, principalmente agora que o preço foi reduzido. A popularidade dos smartphones da Samsung faz com que eles sejam constantemente pirateados, por isso é preciso ter cuidado para não ser enganado. O design dos aparelhos falsos costumam ser praticamente idênticos aos originais, mas as especificações são inferiores.

Dicas para usar o Galaxy Note 4: como tirar o máximo do top da Samsung

As cópias do telefone têm diversas inconsistências que demonstram a falta de qualidade. Confira as dicas a seguir e saiba como diferenciar um Galaxy Note 4 falso de um original.

Galaxy Note 4 tem câmera que filma em 4K (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Design

As cópias dos celulares costumam imitar muito bem a aparência dos originais, porém os detalhes podem ajudar a identificar falhas.

O Galaxy Note 4 original tem traseira de couro sintético, sem nenhuma costura nas bordas. O acabamento nas laterais é de alumínio, com detalhes prateados, como os botões de início, volume e ligar/desligar. Repare também no posicionamento dos botões: olhando o celular de frente, o que controla o volume fica na lateral esquerda, enquanto o de ligar fica na direita.

Frente e parte traseira do Galaxy Note 4 original. Aparelho está disponível nas cores preto e branco. (Foto: Divulgação/Samsung)

Veja se os botões capacitivos de “voltar” e de “multitarefa” acendem quando acionados. Eles não podem ser adesivos, nem “pintados”. A câmera fica levemente para fora do smartphone e logo abaixo dela está o flash LED e o sensor de batimentos cardíacos.

A porta mini USB fica centralizada na parte de baixo, do lado da caneta S Pen. O plug para o fone de ouvido fica em cima, na esquerda. Por fim, veja a posição da logo da Samsung. Ela precisa estar impressa na frente e com um pequeno relevo na traseira. Esse detalhe também não pode ser um adesivo colado nem pode ser apagado ou tirado com facilidade.

O telefone pesa 176 g e está disponível no Brasil nas cores preto e branco. Ou seja, dispositivos com pesos diferentes, com a traseira que não seja de couro sintético e com os detalhes em outros locais indicam fraude.

Sensores de impressão digital e de batimentos cardíacos

O Galaxy Note 4 é um dos poucos smartphones do mercado que possui o conjunto de sensores de impressão digital e de leitura dos batimentos cardíacos. Dificilmente uma cópia pirata do celular conseguirá reproduzir estes componentes.

Galaxy Note 4 tem leitor digital para desbloquear a tela. (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Quais são os cinco melhores smarts Android baratos? Comente no Fórum TechTudo.

O sensor de impressão digital fica posicionado exatamente no botão principal do celular. Vá até as configurações do aparelho e veja se existe a opção de registrar sua biometria. Já o sensor de batimentos cardíacos fica ao l

... ado do flash LED, procure no celular o aplicativo S Health, que mede os batimentos.

S Pen

A S Pen é uma das principais características do Galaxy Note 4 e apenas o aparelho original é capaz de identificá-la corretamente. Ao posicionar a caneta próximo à tela, uma “bolinha” aparece para você visualizar exatamente onde ela está posicionada.

“Bolinha” indica onde a S-Pen está localizada no Galaxy Note 4 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Veja se a S Pen possui um botão que ativa o Comando Suspenso da caneta. No formato de um semi-círculo, ele oferece quatro funções: Lembrete de Ação, Seleção Inteligente, Clipe de Imagem e Escrita na Tela.

Especificações

Conhecer as especificações do Galaxy Note 4 pode ser muito útil para identificar se o smartphone é original ou cópia. O aparelho da Samsung possui tela de 5,7 polegadas com resolução Quad HD de 1440 x 2560 pixels, câmera traseira de 16 MP, que filma em 4K, e câmera frontal de 3,7 megapixels (1440p).

O processador é um Exynos 5433 octa-core (quatro núcleos a 1,3 GHz e quatro a 1,9 GHz), 3 GB de RAM e 32 GB de memória interna, com entrada para cartão microSD de até 128 GB. O smartphone também conta com NFC e Internet 4G. Tudo isso alimentado por uma bateria de 3.220 mAh.

Aplicativos nativos

A Samsung inclui vários aplicativos pré-instalados em seus smartphones e isso pode ajudar a identificar se o aparelho é original. Observe se o Smart Remote, o S Health, o S Note, o assistente de voz S Voice e o Flipboard estão no seu celular e se todos funcionam corretamente.

Interface do aplicativo nativo S-Voice do Galaxy Note 4. (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Sistema Operacional

O Galaxy Note 4 foi lançado com o Android 4.4.4 (KitKat), mas a atualização para o Android 5.1 (Lollipop) já está disponível. Repare no visual do sistema como um todo para se certificar de que o aparelho não é falso. A Samsung adota em seus aparelhos a aparência TouchWiz, que altera completamente os menus de configurações, a barra de notificações e outros elementos do sistema.

Selo da Anatel

Se o seu Galaxy Note 4 tiver sido comprado no Brasil, ele precisa possuir o código de homologação da Anatel, na etiqueta do produto. Também na etiqueta estão informações sobre número de série, modelo (SM-N910C) e IMEI, confira esses detalhes.

IMEI

O IMEI é o código que identifica um celular individualmente. No Brasil, todos os IMEIs começam por 35, 11 ou 12, mas vale lembrar que um smartphone original importado pode vir com outra numeração.

Você pode descobrir os detalhes do IMEI do Galaxy Note 4 ao digitar #*06# no discador. Com o código em mãos, procure sites de identificação de IMEI no Google, como o imei.info, digite a sequência numérica e verifique se as informações são as mesmas do seu celular.

Seguindo essas dicas você poderá diferenciar com facilidade um Galaxy Note 4 falso de um original.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.