O GranitePhone, criado pela empresa brasileira de segurança Sikur, tem chamado atenção no mundo: o smartphone roda uma versão do Android batizada de GraniteOS, com poucos aplicativos nativos, sem acesso a nenhuma loja virtual de apps e com recursos de segurança bastante avançados. Eles são o segredo do sucesso do produto.

BlackBerry Priv: conheça o Android 'super seguro' que pode derrubar rivais

Segundo Fred D’Avila, CEO da Sikur, o celular não foi desenvolvido para o usuário comum, mas para governos, grandes empresas e executivos. O curioso, segundo D’Avila, é que do volume total de vendas, 15% são de responsabilidade de pessoas comuns, que acabam atraídas pela proposta de alta segurança e privacidade oferecidas pelo GranitePhone. As afirmações foram feitas ao site Engadget.

GranitePhone tem sistema operacional simplificado, a partir do Android, para aumentar a segurança (Foto: Divulgação/Sikur)

Como remover vírus do Android? Descubra no Fórum do TechTudo 

Desenvolvido numa parceria entre a brasileira Sikur e a fabricante de eletrônicos francesa Archos, o telefone se destaca pela simplicidade em termos de recursos, reflexo da busca para eliminar potenciais focos de invasão e falhas de segurança.

O sistema GraniteOS permite que o usuário realize chamadas e troque mensagens totalmente criptografadas apenas através do aplicativo da Sikur, disponível também em outros sistemas operacionais e até na Google Play Store. Além disso, o celular tira fotos e permite que contas de e-mail sejam sincronizadas em um aplicativo destinado a esse serviço. As funções terminam por aí.

Além da simplicidade do sistema operacional, o telefone conta com serviços da Sikur para torná-lo ainda mais seguro. É possível contratar um servidor exclusivo por onde todo o volume de dados que chega ou sai do smartphone passa. Dessa forma, usuários tem um controle muito preciso sobre as informações do telefone, garantindo que dados sensíveis não caiam nas mãos de curiosos.

Em relação às especificações de hardware, o smartphone brasileiro tem componentes convencionais: a tela é de 5 polegadas, com resolução Full HD. O processador é um Snapdragon 615, da Qualcomm, que roda acompanhado de 2 GB de memória RAM. São 16 GB de espaço para dados e câmeras

... de 16 e 8 megapixels, traseira e frontal, respectivamente.

O foco da Sikur e seu GranitePhone não é o mercado doméstico, mas durante a entrevista concedida ao Engadget, o CEO da empresa avalia que existem movimentos para aproximar o sistema GraniteOS dos smartphones convencionais, como a criação de um tipo de loja virtual que disponibilize aplicativos confiáveis e testados pela Sikur.

Os interessados no smartphone podem adquiri-lo pela página oficial da Sikur. O preço, contudo, é bastante salgado: US$ 999 (equivalente a R$ 3.760).

Via Engadget



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.