O roubo de senhas e contas é um problema comum em muitos serviços de e-mail, como no Gmail. Felizmente, o Google possui diversas ferramentas que podem ser usadas com facilidade por usuários que perderam o acesso de suas contas que foram perdidas, esquecidas ou até mesmo hackeadas. Além disso, o e-mail tem recursos para identificar se existe alguma atividade suspeita ocorrendo, como o acesso de locais e dispositivos desconhecidos.

Seis coisas que você não sabia que o Gmail pode fazer

Caso tenha sido alvo de algum ataque ou esteja suspeitando das atividades na sua conta, veja como fazer login, recuperar sua conta do Gmail e se proteger sua caixa de e-mail de futuras invasões.

Gmail hackeado? Saiba como resolver e recuperar sua senha e conta (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Como recuperar sua conta no Gmail

Passo 1. A estratégia do Google para recuperar o acesso a contas é baseado em dois fatores principais, que dependem de o usuário possuir ou não uma forma de acessá-la. Se você ainda consegue fazer o login, mas suspeita que alguém está usando sua conta sem autorização, a recomendação é, em primeiro lugar, verificar a atividade recente nas Configurações de Segurança do Google (security.google.com/activity) em busca de indícios de acesso de locais desconhecidos.

O Google possui um checklist (support.google.com/checklist) de passos para garantir a segurança da conta nestes casos. A lista inclui mudar a senha, habilitar a ativação em duas etapas, usar navegadores atualizados e certificar-se de que o dispositivo usado está protegido. 

Segundo a gigante de buscas, alguns fatores que podem indicar que uma conta está comprometida incluem mensagens ou contatos desaparecendo da lista, os próprios alertas de segurança do Google e contatos informando receber mensagens suspeitas do seu endereço;

Página do Google possui várias opções para aumentar a segurança (Foto: Reprodução/Google)

Passo 2. Se, por outro lado, você não consegue acessar a sua conta, o Google possui uma ferramenta que pode fazer a mudança remota da senha. Para isso, o primeiro passo é acessar a página de redefinição de senhas (accounts.google.com/RecoverAccount). Insira seu endereço de e-mail e, em seguida, clique em “Enviar”;

Recurso do Google facilita recuperação de senhas (foto: Reprodução/Google)

Passo 3. Um alerta será exibido para a redefinição de sua senha.  Em seguida, uma nova jan

... ela vai pedir que você insira o novo código. Após fazer isso, clique em “Alterar senha”. Uma última tela será exibida mostrando a confirmação.
Formulário do Google permite redefinir senhas rapidamente (foto: Reprodução/Google)

Pronto. Após recuperar o acesso a sua conta, a recomendação do Google é que você habilite os vários recursos extras de segurança disponibilizados para evitar que ela seja roubada novamente.

Ainda está com dúvidas sobre o Gmail? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.