A tão esperada Internet das Coisas, que chega cada vez mais perto de se tornar realidade para todos nós, (acredite) será mais do que “internet pura”. As conexões e troca de informações entre objetos também se apoiará em outra tecnologia de comunicação; o Bluetooth. Como? Em muitas situações, através dos beacons - dispositivos minúsculos como este capaz de transmitir informações via Bluetooth.

Antes mesmo desse mundo 100% conectado, a tecnologia já aparece em muitas soluções interessantes mundo afora; e o que chamou nossa atenção foi o crescimento do uso de beacons aqui no Brasil. A principal aplicação é no comércio - na interação com clientes para oferecer uma nova experiência de compra. Com precisão de centímetros de distância entre dois aparelhos, os beacons podem ser entendidos como uma espécie de GPS para ambientes fechados. Quando identificam um tablet ou smartphone com o bluetooth ativo por perto, a identificação e imediatamente um aplicativo correspondente àquele Beacon gera uma ação.

Para a Olimpíada do Rio, uma empresa de mídias de rua instalou beacons nos relógios de rua para inovar na comunicação entre marcas e pessoas. Quando o usuário passar próximo ao relógio, o beacon enviará uma oferta personalizada através do bluetooth. Não será raro, muito em breve, quando passarmos em frente a determinadas lojas dentro de um shopping, recebermos um cupom de desconto que realmente nos interesse naquele momento.

O mais legal é que o uso dos beacons está indo além do marketing e da publicidade. Existem projetos de guias de turismo, nos quais os beacons podem transmitir informações relevantes sobre determinado lugar diretamente ao smartphone do visitante; supermercados podem usar beacons para deixar sua lista de compra totalmente interativa - em uma solução como esta, bastaria você percorrer os corredores do mercado e toda vez que passar perto de um produto que esteja na sua lista, uma mensagem seria imediatamente exibida na tela do seu telefone. Já pensou que fácil…e divertido também?!…

Outra aplicação que vem ganhando popularidade com os beacons é a micronavegação em ambientes fechados - isso, aquela espécie de GPS indoor que comentamos há pouco. Poderia ser facilmente aplicado em hospitais, shoppings centers, universidades… No Aeroporto do Galeão, no Rio, foram instalador três mil beacons que servirão como sistema de navegação interno para os passageiros.

Os beacons não são assim tão novos, mas eles evoluíram bastante ao longo dos últimos anos. Atualmente, além de localização, algumas fabricantes já embarcam outros sensores para que esses pequenos dispositivos sejam realmente úteis para conectar mais coisas…

Se você ainda nunca t

... inha ouvido falar em beacons, prepare-se: até hoje, a principal barreira para a popularização da tecnologia era o valor dos impostos de importação desses dispositivos. Mas com algumas empresas começando a fabricar essas peças eletrônicas aqui no Brasil, o custo de um projeto promete cair até 50% e, consequentemente, fazer com que novos negócios adotem a tecnologia para, aí sim, facilitar e melhorar cada vez mais as “nossas" vidas! É beacon!


>>> Veja o artigo completo (Fonte)

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.