Um pequeno passo rumo a 2020, mas um enorme salto para a mobilidade. Você pode se perguntar: “por que 2020?". Bem, em 2020 o 5G já deve estar operando em larga escala – pelo menos nos países desenvolvidos...

A gigante chinesa de telecomunicações ZTE mostrou o primeiro smartphone compatível com redes 5G. Como a quinta geração ainda não está disponível, a empresa criou em seu estande um pequeno circuito com 5G. Conectado à rede, o protótipo de smartphone alcançou velocidades próximas de 1 gigabit por segundo! Você deve estar pensando na velocidade da intenet na sua casa... é, ela nem sonha em chegar perto disso. Com uma conexão como esta seria possível transmitir vídeos 360 de Realidade Virtual em tempo real e baixar filmes completos em questão de segundos.

Mas, velocidade é apenas uma das grandes vantagens que a próxima geração de banda larga móvel vai trazer. Outra mudança drástica será em relação à latência - o tempo que o seu smartphone leva para receber a resposta de algum servidor ou site na internet.

Nesse exemplo de direção à distância dá para entender melhor o que a diminuição dessa tal latência pode significar. Os técnicos conectaram um simulador de jogos de corrida a um carrinho de golfe que estava a 70 quilômetros de distância do local da feira. Com câmeras 4K e sensores de movimento instalados no carro, os visitantes podiam controlá-lo remotamente - em tempo real.


A transmissão dos dados foi feita através de um protótipo de rede 5G. A velocidade de conexão foi altíssima. Mas o que garantiu as respostas praticamente instantâneas dos controles do game no carro de golfe foi a baixíssima latência: apenas 4 milissegundos - a sensação é como se você realmente estivesse lá, dentro do carro. Tipo um videogame da vida real…

Ainda mais interessante é que, com o 5G, dirigir - seja pessoalmente ou remotamente - talvez não seja muito necessário no futuro. Conexões de baixa latência como o 5G são essenciais para o desenvolvimento de carros autônomos. A Intel apresentou um carrão todo projetado para viajar sem a necessidade de um condutor. Toda tecnologia para isso estava ali, guardada no porta malas do veículo. O 5G vai permitir que os carros se comuniquem entre si de maneira rápida e sem precisar enviar informações para uma central de processamento.

Nesse futuro próximo, os carros vão, por exemplo, saber onde estão os outros veículos e, assim, identificar as vias mais vazias e com melhor fluidez. Mais do que isso, essa comunicação instantânea promete evitar muitos acidentes. Se um carro precisar frear repentinamente, o que vi

... er atrás receberá a mesma informação em tempo suficiente para tomar uma decisão e, se for preciso, até acionar os freios automaticamente.

Se você pensar bem, 2020 não demora muito.... e, até lá, a gente vai acompanhar toda a evolução do 5G. A Mobile World Congress mostrou um aperitivo. Pode se preparar para o incrível mundo novo que vai começar a surgir a partir da evolução da comunicação celular.



>>> Veja o artigo completo (Fonte)

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.