Se toda tecnologia evolui, as impressoras não ficaram para trás. Mais modernas, elas continuam sendo um equipamento relativamente difícil de escolher. Seja um usuário doméstico ou uma empresa, a primeira questão para definir qual modelo vai atender suas necessidades com melhor custo-benefício é: qual vai ser o tipo de uso da impressora? E outras perguntinhas básicas como: é muita impressão? Colorido ou preto e branco? Vai imprimir fotos? Tem pressa? Quer gastar quanto?

Basicamente, duas tecnologias dividem o mundo das impressões: o laser e o jato de tinta. Um pouco mais caras em sua maioria, as impressoras a laser costumam ser usadas em ambientes corporativos, mas dependendo da aplicação, nada impede que elas sejam usadas em casa também. A impressão é mais rápida, atinge uma média de até 20 páginas por minuto, e mais barata que nos modelos com jato de tinta. O toner chega a durar até 10 vezes mais que um cartucho de tinta.

Em impressões preto e branco, as impressoras a laser ainda são imbatíveis. Não somente pela velocidade, mas pela alta definição para pequenos detalhes – as impressões são minuciosamente nítidas. Já para impressões coloridas, ainda que pouquíssimos modelos a laser tenham se equiparado à qualidade de impressão a cores das jato de tinta, o preço é bem maior; na maioria dos casos não se adequa a orçamento domésticos ou até de pequenas empresas.

Em geral, para quem quer imprimir imagens coloridas e fotos vívidas com alta resolução, as impressoras a jato de tinta são a melhor escolha. Em diversas comparações e testes, o jato de tinta produziu melhores imagens em cores: com gradação de cores mais sutil e melhor saturação. Os resultados são mais naturais. Inclusive, impressoras fotográficas profissionais são quase sempre jato de tinta.

No mercado doméstico – e também na maioria das pequenas empresas – as impressoras a jato de tinta são as mais populares. Elas são bem mais baratas que os modelos a laser; é possível encontrar modelos simples a partir de 150 reais. Modelos mais caros e modernos chegam a custar mais de mil reais – mais até do que alguns equipamentos laser – mas estas impressoras possuem funções extras, e até alguns diferenciais de qualidade, principalmente nas impressoras com qualidade fotográfica.

Uma nova categoria dentro dos modelos jato de tinta fez a conta do custo por página impressa ficar um pouco mais interessante; são as “bulk-ink” ou tanque de tinta. São modelos mais caros, é verdade, porém a economia em comparação aos tradicionais cartuchos é alta o que torna o custo-benefício mais interessante.

Fazer a conta para calcular o custo por página impressa é simples. Difícil é definir um padrão. Os preços dos diferentes cartuchos, toners e garrafas de tinta variam muito – afinal, são diversos fabricantes, modelos e quantidades de tinta em cada um. De qualquer forma, os toners das impressoras a laser podem imprimir mais que qualquer suprimento de tintas. Um toner preto comum com capacidade para imprimir mil páginas custa, em média, entre 90 e 120 reais. Dividindo o número de páginas impressas pelo valor do toner, o custo por página fica entre 9 e 12 centavos. Já um toner capaz de imprimir 12 mil páginas sai por uns 300 reais – aí o custo da impressão cai para cerca de 2 centavos de real por página.

A impressão a laser colorida é um pouco mais cara, afinal você vai precisar não somente do toner preto, mas também do ciano, do magenta e do amarelo. Com capacidade de mil impressões coloridas, cada toner custa, em média, 150 reais. A média da página impressa, considerando somente uma cor, é de 15 centavos. Lembrando, a impressora a laser colorida, normalmente vale mais de mil reais.

Nas jatos de tinta, os cartuchos tradicionais e originais são

... vendidos por uma média de 40 reais. A capacidade de impressão de cada um é de, mais ou menos, 150 páginas em preto e pouco menos de 100 páginas em cores. Assim, podemos estimar o custo por página do jato de tinta entre 25 e 40 centavos – bem mais caro que qualquer impressão a laser. Mas como dissemos, a novidade no mundo das “inkjet” são as impressoras com tanque de tintas. Uma garrafinha de tinta preta com 70 mililítros custa aproximadamente 60 reais e permite a impressão de 4500 páginas, segundo uma fabricante. Neste caso, o custo da página impressa fica em 13 centavos, em média... bastante próximo do custo da impressão a laser.

Uma característica bastante interessante que a maioria das impressoras já traz atualmente é a conectividade Wi-Fi. Mas outro ponto de decisão é: impressora simples ou multifuncional? Aqui, a escolha é mais fácil. Uma impressora simples só vale a pena se você precisa de um modelo específico para grandes formatos ou resultados profissionais de altíssima qualidade. Unindo a utilidade de impressão, scanner, copiadora e às vezes até fax em um único equipamento, as multifuncionais são a melhor escolha para a maioria. Hoje representam mais de 85% do mercado.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.


>>> Veja o artigo completo (Fonte)

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.