O minúsculo fone de ouvido de última geração soa uma música leve e tranquila; é hora de acordar… No primeiro ato do dia, ainda antes de espreguiçar - claro - o Camillo, assim como tantos de nós, checa as últimas notificações no smartphone. E se você se considera uma pessoa assim “super conectada" por fazer o mesmo toda manhã, se prepare para conhecer um cara que quando o assunto é saúde e tecnologia, vai ao extremo! São literalmente 24 horas por dia monitorando muito mais que seus passos; praticamente, todas suas ações: do sono ao suspiro mais profundo.

A última vez que a filhinha do Camillo viu ele andando assim pela casa, brincou dizendo que o papai parecia um robô! Fora da cama, mas sempre conectado, ele segue uma rotina diária que incorpora o uso de diferentes tecnologias para capturar dados sobre o seu corpo em busca de uma vida mais saudável. Os óculos de cromoterapia, uma espécie de banho de luz, servem para deixá-lo mais alerta. Ao perceber o aumento da luminosidade, o cérebro entende que é hora de despertar e automaticamente reduz a produção da melatonina, o hormônio do sono…bom dia!

Antes de sentar para o café da manhã, uma passadinha em uma balança toda high-tech que se conecta ao smarphone via Bluetooth e indica desde a quantidade de água no corpo do usuário até a idade corporal aproximada da pessoa através de cálculos feitos por um algoritmo específico; a primeira coleta de dados do dia.

O dia está só começando. Para amenizar e dar conta da pressão do trabalho e da correria cotidiana, nada melhor que uma rápida meditação. Até aí a tecnologia ajuda. Com esse gadget na cabeça, o dispositivo lê a atividade cerebral do Camillo em tempo real e, através dos fones de ouvido, o guia para uma meditação mais profunda e eficaz de acordo com o seu estado naquele momento.

No café da manhã, já bem acordado pela luz e tranquilo depois da meditação guiada pela tecnologia, o Camillo continua somando dados. A partir de agora, a quantidade de calorias ingeridas durante o dia começa a ser calculada. Melhor, sem precisar pesar ou anotar nada que foi consumido. Alguns apps até oferecem uma ferramenta legal de controle, mas é preciso registrar tudo o tempo todo. Em mais uma das suas apostas, o nosso “senhor gadgets" está testando essa nova pulseira que usa sensores de condução da pele para estimar a quantidade de calorias ingeridas em cada refeição. Os dados vão preenchendo os gráficos do aplicativo da pulseira ao longo do dia. O próprio Camillo ainda não considera a solução muito precisa, mas concorda que é muito melhor do que ter que ficar anotando tudo o que come…

Hora de queimar calorias. Tudo sob controle. Na hora da corrida, seu esporte favorito, um chip em cada tênis para medir o tempo de contato do pé com o solo, a inclinação do corpo, a largura e frequência das passadas e toda eficiência da corrida. O relógio tem GPS embutido, mas quando é usado assim, na esteira, serve como monitor cardíaco durante a atividade. Ah, não só isso… a garrafinha d’água dele também tem conexão Bluetooth e marca a quantidade consumida por dia em um gráfico muito bacana. Nos dias de provas de corrida, o Camillo vai mais no estilo cyborgue…dá só uma olhada nesses óculos!

Durante o dia, seja onde estiver, além do smartphone, o Camillo continua com sensores acoplados ao corpo. Além de tudo que já marca o relógio, ele usa este sensor de movimento para avaliação da postura. Se ficar desajeitado por um tempo prolongado, o dispositivo vibra para alertar que é hora de se recompor. No final, o aplicativo soma as informações de quanto tempo o usuário atingiu em uma postura mais ideal. Este outro gadget bonitinho que parece uma pedra, monitora o ritmo da respiração do Camillo… sim, até isso!

A paixão por dados e por um controle maior do seu corpo em busca de uma vida mais saudável colocou o Camillo dentro de um movimento mundial maior: o da auto-quantificação. Em resumo, isso que ele faz o tempo t

... odo; o uso de dispositivos para rastrear sua atividade física, a ingestão calórica, a qualidade do sono, postura, respiração e tudo mais que possa estar envolvido com seu bem estar pessoal. A maioria desses gadgets e aplicativos são compatíveis entre si e podem ser compilados em uma central de saúde no smartphone. Interessante é pensar que dados, por dados, não resolvem nada…é preciso ter atitude e usar a informação para tomar decisões - se é que alguém quer mudar alguma coisa.

Esse movimento cada vez maior de auto quantificação está criando um banco de dados mundial e bastante interessantes que é são analisado com otimismo em projetos de aplicações na medicina. Algumas ideias seriam, por exemplo, prever padrões de saúde ou contribuir para estudos genômicos. Mas, por aqui, já é hora do Camillo voltar para cama novamente. Na cabeceira, este pequeno monitor com sensores de som e movimento vão monitorar a quantidade e qualidade da noite de sono do nosso amigo. E, lembra dos pequenos e modernos fones de ouvido que o despertaram? Durante a noite, eles possuem uma tecnologia para eliminar ruídos e até o ronco do companheiro para um descanso mais profundo…

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.


>>> Veja o artigo completo (Fonte)

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.