É fácil entender: quando você empresta dinheiro para uma instituição financeira e essa instituição depois te devolve o dinheiro com juros, isso é investir em renda fixa! O próprio Tesouro Direto, que a gente mostrou aqui na série Dinheiro Digital na semana passada, é um investimento de renda fixa - mas, neste caso, o empréstimo era para o governo.

A primeira coisa a ter em mente é que qualquer investimento é melhor do que deixar o dinheiro na Poupança. Investir em renda fixa é ainda mais fácil do que comprar títulos do Tesouro Direto. Tudo começa com uma conta aberta em um banco (e não só os grandes, pequenos e médios também oferecem produtos de renda fixa) ou uma corretora de valores… em diversos bancos, é possível fazer o investimento em renda fixa conversando com o seu gerente ou até através do caixa eletrônico ou pela própria internet, usando o internet banking.

Para quem ainda não se sente seguro, mas já entendeu que vale a pena tirar o dinheiro da Poupança para investir em algo mais rentável, a boa notícia é que, com ajuda da tecnologia, ficou muito mais fácil tomar uma decisão do que fazer com seu precioso dinheiro. Através de uma série de plataformas digitais, com linguagem bastante simples, essas ferramentas digitais online estão descomplicando cada vez mais o mundo dos investimentos. A ideia é acabar com o fantasma daquelas sopas de letrinhas e dos termos complexos do mercado financeiro.

Ainda assim, é importante conhecer as diferentes opções de investimento em renda fixa. Vamos falar aqui das quatro mais populares: CDB, LC, LCI e LCA. Calma, não se assuste, é bem menos complicado do que você imagina. Os dois primeiros são bastante parecidos: O CDB dos bancos e o LC, das financeiras, é quando a instituição pega seu dinheiro emprestado para emprestar para outras pessoas. Atenção, esses dois tipos de investimento cobram Imposto de Renda sobre a rentabilidade do investimento…

Já o LCA, quando o banco usa seu dinheiro para emprestar para o setor agropecuário, e o LCI, quando o empréstimo é para o setor imobiliário, são aplicações isentas de Imposto de Renda - o que é uma grande vantagem sobre os outros dois tipos. Por outro lado, LCI e LCA sequestram seu dinheiro por um prazo pré-determinado. Isso mesmo, não dá para tirar o dinheiro antes do prazo. Ou seja, aqui, são duas coisas a se pesar: vale a pena a isenção do Imposto de Renda? Dois, eu posso deixar o dinheiro lá até o vencimento do prazo?!

Dica importante: em renda fixa, a rentabilidade é proporcional ao valor que você vai investir e também ao tempo que o dinheiro vai ficar lá parado.

O investimento em renda fixa é de baixo risco. E, olha só, instituições maiores, com maior segurança, costumam oferecer rentabilidades menores. Já os bancos menores, em que supostamente existiria um risco maior de quebrar, os retornos dos investimentos em renda fixa são maiores. Mas existe algo que se chama FGC: o Fundo Garantidos de Crédito, que ameniza a preocupação dos mais conservadores. É este fundo que garante que todo e qualquer investimento em renda fixa tenha uma garantia de até 250 mil por pessoa. Ou seja, se o banco vir a quebrar, o FGC garante que você vai ter seu dinheiro de volta…

E se mesmo depois deste guia você continuar com dúvidas, aqueles mesmos canais digitais que ensinam e descomplicam o mundo dos investimentos, também oferecem serviços para testar seu perfil antes de sugerir como você pode aplicar seu dinheiro, disponibilizam cursos e palestras online gratuitas para quem quiser ir um pouquinho mais fundo no entendimento e até contam com consultores virtuais para te ajudar na hora de dar a cartada final – essas ferramentas, usam até Inteligência Artificial e análise em tempo real do mercado financeiro pa

... ra indicar investimentos personalizados de acordo com as metas e objetivos de cada usuários.

Na próxima semana, a gente vai descomplicar mais um pouco e esclarecer o mundo das rendas variáveis. Um grau mais profundo e também arriscado de investimentos, mas consequentemente, com ganhos maiores. Será que você está pronto?!

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.


>>> Veja o artigo completo (Fonte)

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.