Usuários do macOS têm a possibilidade de fazer backup com a ferramenta nativa Time Machine. Contudo, uma opção é criar um backup inicializável como parte de sua rotina regular com o aplicativo Carbon Copy Cloner. O recurso nada mais é do que uma cópia do sistema operacional que você pode usar para inicializar e usar seu computador. Por exemplo, se o disco rígido estiver danificado, o backup inicializável pode ser usado para você continuar trabalhando. Veja, no tutorial a seguir, como fazer para criar um backup inicializável do seu MacBook ou iMac.

Além de ser um recurso de segurança, se os dados em seu disco rígido forem importantes para sua produtividade, um backup inicializável salvará tanto o tempo quanto os dados. Ou seja, e alguma coisa der errado com o disco rígido do seu computador, você terá uma "reposição" de trabalho pronta para ser utilizada.

Confira como fazer para criar um backup inicializável do seu Mac (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Instalando o Carbon Copy Cloner

Antes de fazer um backup inicializável, você precisa baixar e instalar algum software. Embora existam diferentes utilitários que podem realizar a criação de um backup inicializável, o Carbon Copy Cloner (CCC) é fácil de usar e tem um modo de teste de longo prazo. Para instalá-lo no macOS, basta seguir os passos abaixo:

Passo 1. Faça o download da versão mais recente do Carbon Copy Cloner;

Passo 2. Depois de baixar, clique no ícone da seta que fica na Dock do sistema. Em seguida, clique na opção "Carbon Copy Cloner ";

... nt-media content-media--normal content-photo">

Abrindo o instalador do Carbon Copy Cloner (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 3. Na janela do instalador, clique no botão "Move to Applications Folder". Depois de mover o Carbon Copy Cloner para a pasta Aplicativos, o programa será aberto automaticamente.

Movendo o Carbon Copy Cloner para a pasta Aplicativos (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Criando um backup inicializável do Mac com o Carbon Copy Cloner

Com o Carbon Copy Cloner instalado, é hora de criar um backup inicializável do seu Mac, veja como:

Passo 1. Se o não estiver aberto, execute-o. Com programa aberto, clique no painel "Source" e depois selecione a unidade de inicialização MAC (o disco onde o macOS está instalado). Por padrão, ele será chamado de "Macintosh HD";

Selecionando o disco onde o macOS está instalado (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 2. Em seguida, clique no painel de destino e selecione o disco rígido que você quer usar como destino da cópia. Neste caso, selecionei uma unidade USB externa chamada "backup". Você pode usar qualquer disco rígido que possa se conectar ao seu computador, desde que ele seja grande o suficiente para conter todos os dados da sua unidade de inicialização. Esse disco rígido precisará estar no formato HFS+, que é o formato padrão do disco rígido do Mac. Para reduzir a chance de problemas ou erros, use uma unidade recém-formatada e vazia;

Selecionando o disco externo onde será gravada a cópia inicializável do macOS (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 3. Agora que você configurou a unidade de origem e de destino, basta clicar no botão "Clone" no canto inferior direito da tela do programa, para começar a criação do backup inicializável do macOS. Quando o processo iniciar, você verá uma barra de menu azul na parte superior da janela do programa, junto com uma barra de progresso;

Iniciando a criação do backup inicializável do macOS (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Observe que se esta for a primeira execução do Carbon Copy Cloner, você será solicitado a instalar a ferramenta Carbon Copy Cloner helper tool. Se isso acontecer, você precisará inserir sua senha de administrador e clicar no botão "Install Helper".

Inicializando seu disco clonado

Agora que você criou um backup inicializável do seu Mac, é possível inicializar o seu sistema a partir dele. Para isso, faça o seguinte:

Passo 1. Plugue o disco que contém o backup inicializável no Mac e reinicie o computador;

Passo 2. Enquanto o Mac é reiniciado, pressione e mantenha pressionada a tecla "Option";

Passo 3. Quanto aparecer o menu de opções de boot, clique no disco que contém o backup inicializável que você criou.

Selecionando o backup inicializável no boot do Mac (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Agora você deve criar esse backup inicializável sempre que puder (quanto mais frequente, melhor) e utilizá-lo, sempre que for necessário.

Como baixar o macOS Sierra e o iOS 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.