Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Os roteadores, peças centrais em qualquer rede Wi-Fi, podem trabalhar em duas bandas de frequência: a de 2,4 GHz e a de 5 GHz. Caso seu roteador esteja lento ou perdendo a conexão muitas vezes, trocar a frequência do canal pode ser a solução.

Veja qual largura do canal usar no roteador para melhorar o Wi-Fi

Veja agora como ajustar as configurações do roteador e melhorar o sinal de sua rede Wi-Fi. Cada uma das frequências tem as suas vantagens e desvantagens, conforme explicamos neste artigo publicado aqui mesmo no TechTudo. Roteadores que trabalham na frequência de 5 GHz tendem a ser mais rápidos e ter mais estabilidade.

Roteador no alto de estante melhora propagação do sinal  (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Aprenda como alterar a frequência do seu roteador Wi-Fi (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Antes de iniciarmos com o tutorial, entretanto, vale dizer que o procedimento exato varia de marca para marca. Neste, usamos um roteador da marca Sagemcom, porém, nos demais modelos, o processo é similar, podendo variar apenas os nomes das opções e a sua localização. Dito isso, vamos começar.

Passo 1. Tenha em mãos o manual de instruções do seu roteador. Caso não encontre, vá até o site da fabricante e baixe-o;

Passo 2. Abra o seu navegador, Chrome ou Firefox e, na barra de URL, digite o endereço IP padrão de seu roteador. Esta informação se encontra no manual. No nosso caso, este endereço é 192.168.25.1;

Acesse o endereço IP de seu roteador (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Acesse o endereço IP de seu roteador (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 3. Você abrirá o painel de login do roteador, com dois campos. Um deles é para colocar o “Nome do Usuário” e o outro a “Senha”. Estas informações também se encontram no manual do aparelho. Preencha os dois campos e clique em “Iniciar Sessão”;

Faça login no painel de administração do roteador (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Faça login no painel de administração do roteador (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 4. Já no painel de administrador do roteador, clique em “Configurações”;

Clique em Configurações  (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)Clique em Configurações (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Passo 5. Agora clique em “Rede Wi-Fi”;

Clique em Rede Wi-Fi (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Clique em Rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 6. Na seção “Configurações de Rede Wi-Fi”, procure pelo campo “Canal” e abra o menu com o número dos canais disponíveis. Escolha um canal compatível com a rede que você deseja, de 2,4 ou 5 GHz e depois clique em “Salvar”.

Mudando o canal e a frequência  (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)Mudando o canal e a frequência (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Pronto! Com este passo a passo você pode alterar, a qualquer momento, a frequência e o canal de seu roteador Wi-Fi para melhorar a estabilidade.

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.