Tempestades, alagamentos, desastres e outros fenômenos meteorológicos vão ganhar alertas e avisos públicos em serviços do Google como Google Now, Google Maps e nas buscas online do Google Search. O projeto é uma parceria da gigante de buscas com o Ministério da Integração Nacional e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Segundo o Google, em situações de crise, quem estiver usando algum desses serviços — no computador ou no celular — terá informações sobre como lidar com situações de emergências de forma rápida e efetiva. O recurso se chama "Avisos Públicos" e foi lançado nesta sexta-feira (22).
Tudo Sobre o Google
Google (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)
O Google Avisos Públicos, como é chamado, vai mostrar dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), órgão coordenado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil ligado ao Ministério da Integração Nacional na tela dos três produtos.
Para o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, a parceria vai ajudar a salvar vidas e melhorar o trabalho das equipes envolvidas em resgates, atendimento e apoio a quem estiver em situação de perigo.
"Com o serviço de Alertas Públicos vamos gerar informações de emergência, apoiar os profissionais envolvidos no atendimento e orientar a população, trazendo mais agilidade ao acesso e garantindo que a sociedade obtenha dados oficiais em tempo real”, disse. 
Google Avisos Públicos tem site dedicado ao Brasil para alertas importantes (Foto: Divulgação/Google)
Os órgãos citados serão responsáveis por enviar para o Google as mensagens de emergência oficiais. O Google, por sua vez, vai fazer com que elas apareçam nos alertas. Alguns exemplos de quando esses alertas podem ocorrer são: chuvas intensas, baixa umidade, alagamentos, inundações, tempestades e declínio de temperatura e outras que os setores podem prever. 
Cards no celular Android vão informar sobre problemas perto (Foto: Divulgação/Google)
“O serviço de Alertas Públicos ajudará os brasileiros a se prepararem melhor para situações sensíveis ao trazer as informações valiosas do INMET e do CENAD para ferramentas online que já fazem parte do dia a dia", explica Juliana Dib Rezende, gerente de parcerias do Google Brasil.
De acordo com o Google, os alertas exibidos vão depender da localização, da gravidade do desastre e do tipo de c...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.