Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Defeitos no pendrive são bastante comuns. Um dos mais frequentes é não conseguir abrir a unidade ao conectá-la ao computador, mesmo visualizando através do gerenciador de arquivos. Felizmente essa falha pode ser corrigida através do MS-DOS, o que é uma vantagem pois dispensa a instalação de outros programas e ainda funciona para qualquer versão do Windows.

Novo pendrive de 2TB da Kingston tem o maior armazenamento do mundo

Vale ressaltar que o procedimento inclui formatação da unidade, portanto deve ser usado apenas se você não tem intenção de reaver os arquivos armazenados. Se for o seu caso, siga as dicas do tutorial a seguir e saiba como corrigir um pendrive defeituoso. 

Aprenda a recuperar um pendrive com defeito pelo MS-DOS (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Aprenda a recuperar um pendrive com defeito pelo MS-DOS (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Passo 1. Acesse o menu Iniciar do Windows e digite 'cmd' no campo de texto. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone que aparecer em “Programas” e selecione 'Executar como administrador';

Abertura do prompt de comando no modo administrador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Abertura do prompt de comando no modo administrador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Digite o comando 'diskpart' e dê 'enter'. Aguarde alguns segundos até que a linha 'DISKPART>' seja exibida;

Inserção do comando diskpart no MS-DOS (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Inserção do comando 'diskpart' no MS-DOS (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Digite o comando 'list disk' e pressione a tecla 'enter'. Será exibida uma lista com todas as unidades conectadas ao computador (neste exemplo, o HD e o pendrive);

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Lista de unidades de armazenamento conectadas ao PC no MS-DOS (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Lista de unidades de armazenamento conectadas ao PC no MS-DOS (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Agora digite o comando 'select disk' seguido do número que aparece ao lado do seu pendrive na lista. Neste tutorial, o comando completo é 'select disk 1', pois o pendrive foi listado no disco 1 (1900 MB);

Seleção do disco 1, referente ao pendrive (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Seleção do disco 1, referente ao pendrive (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. O prompt exibirá uma mensagem informando que o disco foi selecionado, e em seguida voltará à linha 'DISKPART>'. Digite então 'clean' e dê 'enter';

Limpeza do pendrive pelo MS-DOS (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Limpeza do pendrive pelo MS-DOS (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Agora insira o comando 'create partition primary' e tecle “enter” para criar uma partição no pendrive;

Criação de partição no pendrive pelo MS-DOS (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Criação de partição no pendrive pelo MS-DOS (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Digite 'format fs=fat32 quick' e dê 'enter'. O comando fará uma formatação rápida no seu pendrive, usando o sistema de arquivos FAT32;

Formatação rápida do pendrive pelo MS-DOS (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Formatação rápida do pendrive pelo MS-DOS (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 8. Escreva o comando 'assign' e pressione a tecla enter. Com ele, você poderá futuramente alterar a letra da unidade associada ao pendrive;

Comando para alteração de letra da unidade do pendrive (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Comando para alteração de letra da unidade do pendrive (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 9. Para terminar, digite 'exit' para sair do 'diskpart';

Saída do comando diskpart (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Saída do comando 'diskpart' (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Pronto, seu pendrive está corrigido e já pode ser lido pelo PC novamente.

 Quais são os 20 maiores mitos sobre computadores? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.