A Anatel está disposta a acabar com o mercado de celulares piratas no Brasil. O órgão vai bloquear o acesso dos smartphones do mercado cinza, também conhecidos como ‘xing-ling’. A decisão vai afetar os modelos que não tiverem a homologação da Agência Nacional de Telecomunicações e o IMEI cadastrado na GMSA, uma espécie de impressão digital internacional que está em todos os telefones produzidos de forma oficial.
Ainda tem dúvidas sobre a medida? A seguir, o TechTudo explica quais modelos estão passíveis de entrar nesta lista. Descubra se o seu celular pode ficar inutilizável após o bloqueio e quando isso ocorrerá.
Clones serão os aparelhos mais afetados (Foto: Divulgação) Windows Phone desaparece da loja da Microsoft e tem futuro incerto no Brasil
Quais celulares serão bloqueados? Os smartphones que a Anatel pretende bloquear precisam atender uma série de requisitos. Além de não terem sido regulados pelo órgão, eles também precisam ter o IMEI fora dos cadastros da GSMA (GSM Association), entidade que reúne as operadoras de celular do mundo. Basicamente, esses smartphones são aqueles aparelhos sem marca reconhecida, clone de modelos famosos com o preço abaixo do mercado. Outro fator importante é que apenas os smartphones registrados a partir do dia 30 de junho serão bloqueados. Aparelhos que estão em operação antes da data, mesmo aqueles sem certificação da Anatel ou IMEI válido, vão permanecer funcionando sem maiores problemas.
Como saber se o seu c...

>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.