Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Telegram permite iniciar um chat com você mesmo no aplicativo. O recurso, chamado nuvem de armazenamento, funciona como uma conversa normal. Sendo assim, é possível usá-lo para salvar textos, mensagens de voz, links, PDF, documentos do Word, músicas, fotos e vídeos. Como o mensageiro é baseado na nuvem, os arquivos enviados não ficam salvos no aplicativo – o que deixa o armazenamento do celular intacto.

Segundo o Telegram, a capacidade de upload é ilimitada. No entanto, cada documento salvo na nuvem deve ter no máximo 1,5 GB. Confira, neste tutorial, como usar uma conversa com você mesmo no Telegram em smartphones Android e no iPhone (iOS) para salvar informações importantes.

Telegram permite que usuários iniciem conversas consigo mesmo para salvar documentos e mídias na nuvem (Foto: Marvin Costa/TechTudo)Telegram permite que usuários iniciem conversas consigo mesmo para salvar documentos e mídias na nuvem (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Telegram permite que usuários iniciem conversas consigo mesmo para salvar documentos e mídias na nuvem (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 1. Abra o Telegram e toque no ícone de três barras, no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, toque em sua foto de perfil.

Caminho para iniciar um chat consigo mesmo no Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Caminho para iniciar um chat consigo mesmo no Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Caminho para iniciar um chat consigo mesmo no Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Note que o chat possui as mesmas funções de outras conversas do Telegram. Você pode usar o ícone clipe de papel para acessar as opções de upload. Neste exemplo, utilizaremos a opção música.

Opções para anexar arquivos de um chat consigo mesmo do Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Opções para anexar arquivos de um chat consigo mesmo do Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Opções para anexar arquivos de um chat consigo mesmo do Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Selecione a música ou arquivo que deseja salvar no chat e toque na opção "Enviar".

Salvando uma música na nuvem de compartilhamento de um chat consigo mesmo do Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Salvando uma música na nuvem de compartilhamento de um chat consigo mesmo do Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Salvando uma música na nuvem de compartilhamento de um chat consigo mesmo do Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Na biblioteca do celular, você pode selecionar fotos e vídeos que deseja salvar no chat e acessar as opções de compartilhamento. Neste momento, escolha a opção "Telegram".

Opção de compartilhamento com o Telegram de mídias salvas na biblioteca do celular (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Opção de compartilhamento com o Telegram de mídias salvas na biblioteca do celular (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Opção de compartilhamento com o Telegram de mídias salvas na biblioteca do celular (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. Defina o tamanho do compartilhamento para prosseguir. Depois, toque no chat consigo mesmo para enviar os arquivos.

Opção para salvar mídias do celular em um chat consigo mesmo do Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Opção para salvar mídias do celular em um chat consigo mesmo do Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Opção para salvar mídias do celular em um chat consigo mesmo do Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Caminho para encontrar arquivos salvos no chat consigo mesmo

Passo 1. Dentro do chat, toque na descrição da conversa, no topo da tela. Nesse momento, acesse a opção "Mídia Compartilhada". Note que os arquivos salvos aparecem como mensagens dentro da conversa.

Caminho para encontrar documentos salvos em um chat consigo mesmo do Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Caminho para encontrar documentos salvos em um chat consigo mesmo do Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Caminho para encontrar documentos salvos em um chat consigo mesmo do Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Toque em "Mídia Compartilhada" e escolha os tipos de arquivos que deseja encontrar para que eles sejam listados na tela.

Ação para encontrar arquivos salvos em um chat consigo mesmo do Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Ação para encontrar arquivos salvos em um chat consigo mesmo do Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Ação para encontrar arquivos salvos em um chat consigo mesmo do Telegram (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Aproveite a dica para salvar qualquer arquivo do celular na nuvem do Telegram sem encher o armazenamento interno do celular.

Prefere usar o WhatsApp? Veja como baixar a versão beta e o APK do mensageiro no Android

Prefere usar o WhatsApp? Veja como baixar a versão beta e o APK do mensageiro no Android

Telegram vs WhatsApp: qual ficou melhor depois da atualização? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.