Um bug no Instagram fez com que dados pessoais de usuários com contas verificadas vazassem nos últimos dias. A partir de uma falha na “API”, ou seja, na programação da interface do aplicativo, o bug foi descoberto, acessado, e serviu para que pessoas não autorizadas tivessem acesso a informações como e-mail e número de telefone de celebridades, por exemplo. A API era a responsável pela comunicação do Instagram com outros aplicativos. De acordo com a rede social, nenhuma senha foi comprometida e os invasores "só tiveram acesso" aos celular e e-mail, que são dados sensíveis.
Dicas para dominar o Instagram Stories; veja todos os truques A rede social garante já ter corrigido o erro. “Nenhuma senha de conta foi exposta. Nós corrigimos esse bug e estamos realizando uma investigação minuciosa e monitorando o possível impacto em outras contas”, informa, em comunicado oficial. Por via das dúvidas, o Instagram também confirmou que está entrando em contato com usuários de contas verificadas, "apenas para informar o caso" e sugerir medidas de segurança — como a troca de senha do perfil afetado.
Instagram passou por problemas de segurança de API (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo) A rede social não informa, porém, quantas contas foram afetadas, nem em qual região. Usuários de contas verificadas vítimas do acesso indevido às informações estão recebendo e-mails do Instagram; verifique sua caixa de entrada. É importante pensar que, em posse de e-mail e telefone, criminosos podem tentar aplicar outros golpes com técnicas de phishing nas vítimas do vazamento. “Como sempre, incentivamos as pessoas a estarem sempre atentas à segurança de suas contas e serem cautelosas em relação a qualquer atividade suspeita como chamadas por telefone, textos e e-mails de contatos não reconhecidos”, alerta ainda, o Instagram. Recentemente a conta da cantora Selena Gomez foi invadida e fotos comprometedoras de seu ex-namorado, Justin Bieber, foram publicadas em sua conta. Aparentemente, este caso não está relacionado com esta falha de API. Por ora o Instagram segue de volta à normalidade e garante que vai continuar monitorando sua segurança interna e externa. Se você teve algum problema ou tem uma conta verificada de marca ou famoso, a sugestão é: troque a senha.
Ator americano Gregory Michael postou no Twitter e-mail recebido do Instagram (Foto: Reprodução/Twitter)
No Twitter, o caso vem sendo comentado com a hashtag #instagramhack. O ator americano Gregory Michael postou no se...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.