Theme Hospital é um simulador de hospitais lançado em 1997 para PC. Nele, o jogador começa com um terreno vazio para preencher com salas de exame, consultórios, clínicas psiquiátricas e diversos outros tipos de tratamento, inclusive alguns muito bizarros. O objetivo é conseguir tratar todos os pacientes para não apenas juntar dinheiro e investir em pesquisa e novos equipamentos, como também para aumentar a reputação frente aos rivais.

A jogabilidade simples, o humor absurdo e a dificuldade para cumprir os objetivos acabou fazendo de Theme Hospital um clássico. O game fez tanto sucesso que acabou sendo lançado também para PS1 e relançado para PS3, PSP, PSVita e Android. Ele também está disponível para download na Origin, a loja virtal da Eletronic Arts, e no GOG.

Apesar da fama, Theme Hospital nunca ganhou uma continuação direta. Em 2018, após anos de espera, enfim foi anunciado seu sucessor espiritual: Two Point Hospital. Para celebrar a volta do jogo que marcou época, listamos aqui dez coisas que você provavelmente não sabia sobre Theme Hospital:

Theme Hospital se passaria em diferentes épocas

Segundo o desenvolvedor e designer, Mark Webley, a ideia original era que as fases se passariam em quatro períodos históricos: medieval, vitoriana, atual e futurista. Por falta de tempo, apenas a era atual foi concebida.

Peter Molyneux mentiu para um designer produzir game

Peter Molyneux, que na época era presidente da Bullfrog, precisou convencer o designer Gary Carr a voltar para a empresa após ele trabalhar em Theme Park. “Eu odiava tanto [Theme Park] que decidi sair da companhia durante o desenvolvimento do jogo. Não entendia seu conceito e não achava que seria um sucesso”, disse Carr em entrevista.

Para trazê-lo de volta, Molyneux teve que lançar mão da mentira, fazendo-o crer que trabalharia no game Dungeon Keeper. Quando o designer se deu conta que o projeto na verdade era Theme Hospital, já era tarde demais.

Fãs mantêm Theme Hospital atual

Se você ainda tem o disco de Theme Hospital, saiba que mesmo após mais de 20 anos ainda é possível jogá-lo em computadores modernos. CorsixTH é uma ferramenta em código aberto e gratuita que permite rodar o game em qualquer sistema operacional. Entre as vantagens dele está a resolução HD e widescreen e a tradução para diversos idiomas (dentre eles o português brasileiro). Também há um editor de mapas e um modo Free Build.

Produtores foram expulsos de uma sala de cirurgia

Os desenvolvedores, Gary Carr e Mark Webley, visitaram diversos hospitais na Inglaterra como parte da pesquisa para criar o conceito e atmosfera. Eles passaram algumas tardes nos corredores das clínicas e costumavam fazer anotações de tudo o que pudesse ser utilizado. Em entrevista, eles disseram que certa vez foram expulsos no meio de uma cirurgia por um médico que estava irritado com a presença deles.

Theme Hospital poderia ter usado doenças reais

Durante a pesquisa, Gary Carr e Mark Webley se deram conta que seria muito insensível usar doenças de verdade em Theme Hospital. O conceito era ser leve e com toques de humor, no mesmo espírito de Theme Park, e usar enfermidades reais poderia causar mais sofrimento. Por isso, os desenvolvedores acharam melhor e mais divertido inventar doenças bizarras.

Cruz verde foi usada por engano

A cruz verde na capa das primeiras edições de Theme Hospital só está lá por um grande mal-entendido: a capa foi enviada para aprovação via fax, ou seja, ela saiu em preto e branco. Como a empresa achou que se tratava de uma cruz preta sobre um fundo branco, ela não viu problemas e aprovou a imagem. Só depois do lançamento é que descobriram o erro e tiveram que recolher todas as unidades que estavam à venda. Tu

... do isso porque a cruz verde é um símbolo protegido por direitos autorais.

Produtores tiveram que modificar a doença de Elvis Presley

Uma das doenças inventadas para o Theme Hospital era Imitador de Elvis. Segundo Gary Carr, ele chegou até a gravar um áudio imitando o Rei do Rock, mas tanto o nome quanto a performance tiveram que ser cortadas para evitar problemas legais. A doença, porém, foi incorporada ao jogo sob o nome de Complexo de Rei.

Anúncio colocou marca de chocolate em máquina de refrigerante

Um dos itens mais icônicos de Theme Hospital é a máquina de refrigerantes, que serve tanto para matar a sede dos pacientes quanto uma fonte de renda extra. Fruto do patrocínio de uma marca de chocolate, o anúncio causou problemas durante a produção porque o jogo inicialmente não conseguia reproduzir fielmente as cores do logo. Após longas horas de trabalho, a máquina finalmente ficou pronta e, como recompensa, eles ganharam várias barras de chocolate da empresa anunciante.

Theme Hospital poderia ter outras enfermidades bizarras

Algumas doenças fictícias foram cortadas ainda nas fases iniciais de produção, segundo Mark Webley. Uma delas era o Magnetismo Animal, que tinha pacientes andando pelo hospital literalmente grudados a bichos. Outra era a Febre dos Embalos de Sábado à Noite, em que as pessoas usavam um terno branco e o chão se iluminava a cada passo que elas davam.

Game virou tema de debate no Reino Unido

Após o lançamento de Theme Hospital, uma breve polêmica se formou. No Reino Unido, médicos do sistema público de saúde reclamaram que o game ridicularizava a profissão. Theme Hospital também chegou a ser mencionado no Parlamento britânico e o produtor Mark Webley participou de debates em rádios para defender seu jogo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.