Se uma smart TV Samsung não encontra a rede Wi-Fi ou não consegue ter acesso à Internet mesmo conectada, existem algumas possíveis causas do problema. É possível que a TV esteja desatualizada ou que, na verdade, o erro esteja no roteador, por exemplo.

O TechTudo listou algumas soluções para caso a sua smart TV Samsung não conecte, não reconheça ou não tenha acesso à Internet e ao Wi-Fi. Vale lembrar que, caso o bug persista, o ideal é que o usuário procure pelo suporte da Samsung.

Smart TV Samsung com problemas de conexão via Wi-Fi? Veja possíveis causas (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Smart TV Samsung com problemas de conexão via Wi-Fi? Veja possíveis causas (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Login e senha do Wi-Fi estão corretos?

Pode parecer óbvio, mas se você não consegue se conectar ao Wi-Fi, é bastante possível que o login e a senha estejam incorretos. Ao realizar a instalação, é comum os técnicos colocarem senhas padrões que, com o tempo, são fáceis de esquecer, por conta do excesso de letras e números aleatórios.

Portanto, antes de qualquer procedimento, troque a senha do Wi-Fi e realize a conexão novamente. Se o problema persistir, é sinal de que fato há algum problema na configuração da rede.

Os dados e protocolos são compatíveis?

Ao configurar uma rede, é sempre importante garantir que a "comunicação" entre os aparelhos tenha sido feita corretamente. Caso isso não aconteça, é muito comum que o usuário, mesmo conseguindo conectar os dispos

... itivos, não tenha acesso à Internet disponível.

Por isso, veja se os padrões de segurança – WEP, WPA e WPA2 –, os dados e protocolos da sua conexão – Gateway, MAC Ethernet, endereço IP, DNS1, DNS2 e outros – estão configurados corretamente. Essas informações costumam estar disponíveis em "Configurações de Rede".

Configurações de rede da smart TV Samsung (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Configurações de rede da smart TV Samsung (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Qual a versão da atualização da smart TV Samsung?

É importante que o usuário certifique-se de que a versão do firmware da smart TV está atualizada, garantindo, assim, que as funções disponíveis no aparelho possam ser usadas corretamente – entre elas, a Internet. Para garantir que o problema não seja a falta de atualização da sua TV Samsung, procure saber se há updates disponíveis para o aparelho. Esse processo pode ser realizado, de modo geral, na própria televisão, nas configurações do aparelho.

Caso o usuário prefira, também é possível atualizar por meio de uma conexão USB com um notebook. Para entender melhor, veja como atualizar uma smart TV.

O problema é o roteador?

Outro ponto importante é que, em alguns casos, o problema da conexão pode não necessariamente estar na sua smart TV da Samsung. Por conta disso, é interessante certificar-se de que o seu roteador esteja funcionando corretamente. É bastante comum o roteador conseguir realizar a conexão, mas não ter "força" suficiente para estabelecer o uso da Internet.

Portanto, faça um teste com outro aparelho – um smartphone ou notebook, por exemplo – e veja se a Internet ficará acessível nesses dispositivos. Se isso acontecer, significa que o problema não está no roteador e, sim, na smart TV.

Veja se o roteador está funcionando corretamente (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Veja se o roteador está funcionando corretamente (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Procure uma assistência técnica

Caso nenhuma das soluções acima tenha funcionado, o ideal é procurar uma assistência técnica especializada. De modo geral, as informações de contato vêm na caixa e no manual do aparelho. Porém, se você preferir, veja como entrar em contato com a assistência técnica da Samsung no Brasil.

Quais as melhores marcas de TV atualmente? Saiba no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.