Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Frostpunk, o novo lançamento dos criadores de This War of Mine, é um jogo de sobrevivência em sociedade para download no PC (via Steam). No game, o jogador tem a difícil tarefa de erguer e administrar uma cidade do zero, em um cenário tomado pelo gelo. Por isso, o TechTudo preparou dez dicas para você mandar bem no jogo, confira:

Use o tempo a seu favor

A opção de avançar no tempo é uma função muito útil para construir fábricas e outros estabelecimentos, porém, é uma faca de dois gumes durante o expediente. Evite usá-la durante as horas de trabalho para não perder o controle de recursos ou qualquer pedido de seus moradores. Um pequeno deslize pode acabar causando um problema a longo prazo.

Confira dicas para mandar bem em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)Confira dicas para mandar bem em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Confira dicas para mandar bem em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

A temperatura mantém tudo funcionando

O frio é devastador e afeta diretamente a produtividade, pois faz com que as pessoas adoeçam, faltem ao trabalho e necessitem de tratamento especializado. Use o atalho "O" e monitore a temperatura da sua cidade. Cerifique-se de que as casas estão ao redor do gerador, para obter mais calor, e ative os aquecedores (heaters) dos prédios quando necessário.

A temperatura mantém tudo funcionando em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)A temperatura mantém tudo funcionando em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

A temperatura mantém tudo funcionando em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Pesquise tecnologias para coleta de recursos

Ao construir o Workshop, você terá acesso a tecnologias para produzir mais em menos tempo. Uma dica é investir primeiro em pesquisas para a coleta de matéria-prima e mão de obra, como Faster gathering, Sawmill, Beacon, Coal mining, entre outras da aba de de recursos (Resources).

Pesquise tecnologias voltadas para coleta de recursos em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)Pesquise tecnologias voltadas para coleta de recursos em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Pesquise tecnologias voltadas para coleta de recursos em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Suas decisões tem consequências

Em Frostpunk, a cidade tem indicadores de descontentamento e esperança, que aparecem nas cores vermelha e azul, respectivamente. Cada ação tem uma consequência positiva e negativa para as pessoas, o que gera uma série de fatores externos. As mais impactantes estão no Livro de Leis (Book of Laws) onde algumas testam o limite do ser humano. Não tenha medo de arriscar, mas tenha cuidado para não se sabotar.

Suas decisões tem consequências positivas e negativas em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)Suas decisões tem consequências positivas e negativas em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Suas decisões tem consequências positivas e negativas em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Dobre o turno de trabalho se for necessário

No começo do jogo, você precisará de estoque de recursos para manter o gerador funcionando e ter abrigo e comida suficiente para os futuros resgatados. Se for necessário, use o Livro de Leis para adicionar um turno de emergência ou dobrar as horas de trabalho. As pessoas mostrarão descontentamento, mas é possível revertê-lo com outras ações positivas.

Dobre o experiente de trabalho se for necessário em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)Dobre o experiente de trabalho se for necessário em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Dobre o experiente de trabalho se for necessário em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Cuidado com as promessas

Com o passar dos dias, ícones pretos com contadores amarelos aparecerão na cidade. São pedidos dos moradores que variam de acordo com a situação atual do local. Normalmente, você terá três opções de escolha, sendo uma delas a possibilidade de ignorar o problema.

Não prometa o que não pode cumprir em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)Não prometa o que não pode cumprir em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Não prometa o que não pode cumprir em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Analise o pedido e não prometa o que você não pode fazer. O descontentamento que é causado por não cumprir uma tarefa no tempo necessário é muito maior do que o ato de simplesmente ignorá-la.

Aumente o limite máximo de recursos

Os depósitos de recursos (Resource Depot) são estações capazes de armazenar uma quantidade maior de uma determinada matéria-prima. Se você está próximo de atingir o limite de algum material, construa mais depósitos para não perder o que os moradores estão minerando.

Não use engenheiros para coletar recursos

Você deve ter percebido que a população está dividida entre trabalhadores e engenheiros. Mesmo que seja possível colocá-los em qualquer função, não gaste a energia deles em trabalho braçal.

Engenheiros devem trabalhar no Workshop de Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)Engenheiros devem trabalhar no Workshop de Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Engenheiros devem trabalhar no Workshop de Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Use-os nos Workshops para desbloquear novas tecnologias. Quer aumentar a produção? Então tenha vários Workshops para acelerar o processo de pesquisa. Outra dica é ativar a lei Engineer Apprentice que permitirá que crianças possam trabalhar nesses estabelecimentos.

Explore o mapa e envie equipes de busca

A única maneira de expandir a mão de obra é através das equipes de busca. Use o Workshop para desbloquear o Beacon e envie equipes de resgate para procurar por sobreviventes e recursos em outras regiões do mapa. Explorar é primordial, principalmente porque alguns recursos não podem ser produzidos, apenas encontrados, como é o caso do Steam Core.

Envie equipes de busca para resgatar mão de obra em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)Envie equipes de busca para resgatar mão de obra em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Envie equipes de busca para resgatar mão de obra em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Os prédios tem funções manuais

Como dito anteriormente, a administração do tempo é importante por diversos motivos e este um deles. Não sabe onde ativar os aquecedores ou turno de 24h? Não se desespere. A confusão acontece porque a maioria das funções são manuais e devem ser feitas diretamente nos prédios. Clique no gerador ou em outro estabelecimento e você verá uma porção de ícones, dependendo das leis que definiu para a cidade.

Os prédios tem diversas funções manuais em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)Os prédios tem diversas funções manuais em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Os prédios tem diversas funções manuais em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Qual o melhor game no estilo sandbox? Comente no fórum do TechTudo!

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.