Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Por Marvin Costa, para o TechTudo


A cola para que eleitores tenham em mãos o número de seus candidatos em ordem de votação está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A "colinha" eleitoral, como também é conhecida, tem formato de tabela em branco e traz os cargos já na ordem que aparecerão na urna eletrônica. Dessa maneira, após baixar e imprimir o documento, basta anotar o número dos candidatos e levar no dia 7 de outubro.

Veja no passo a passo a seguir como obter a cola oficial criada pelo TSE e também outras informações importantes para votar nas Eleições 2018.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Documentos necessários para votar

Para votar na Eleição 2018, eleitores precisam ter em mãos o título de eleitor ou um documento de identidade com foto. Outra opção é o e-Título. Os dados do eleitores abertos no aplicativo do Tribunal Eleitoral Superior podem ser apresentados ao mesário tanto no primeiro quanto no segundo turno.

Datas e horários de votação

No dia 7 de outubro aconteceo primeiro turno da corrida eleitoral em todo o país. Em 28 de outubro é a data do segundo turno. Nessas datas, as zonas eleitorais estarão abertas de 8h até 17h.

Ordem de votação na urna eletrônica

Conforme indica a cola oficial do TSE, a ordem de votação se inicia com o cargo de deputado federal até chegar à presidência. É preciso que o eleitor preste atenção, também, no fato de que votará em dois senadores

  1. Deputado Federal;
  2. Deputado Estadual;
  3. Senador 1;
  4. Senador 2;
  5. Governador;
  6. Presidente.

Como baixar a cola eleitoral

Passo 1. Acesse o link (tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2018/Setembro/faltam-27-dias-conheca-mais-sobre-seu-candidato-na-pagina-do-tse) e pressione "Cola eleitoral";

Passo 2. Baixe para o computador o documento da cola eleitoral. Lembre-se de escolher uma pasta que costuma acessar para não esquecer onde está o arquivo;

Passo 3. Abra o arquivo zip que acaba de baixar para acessar a cola eleitoral;

Passo 4. Dê dois cliques sobre o documento em PDF para que ele seja aberto na tela do PC;

Passo 5. O documento apresenta a ordem exata de votação e lacunas para escrever manualmente o número dos candidatos. Para imprimir, use a combinação de teclas Ctrl + P no Windows e Command + P no Mac.

Aproveite a dica para não esquecer o número de seus candidatos para os cargos em jogo na Eleição 2018.

Como tirar cópia pela impressora Epson L355?

Como tirar cópia pela impressora Epson L355?

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.