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Por Raquel Freire, para o TechTudo


O Apache OpenOffice é uma suíte de aplicativos de escritório gratuita e, por isso, é frequentemente usada como alternativa ao Microsoft Office. A substituição também é simples porque ele conta com várias ferramentas do pacote da Microsoft, incluindo um editor de texto semelhante ao Word, um app de planilhas análogo ao Excel e um criador de apresentações como o PowerPoint.

A interface é em português e guarda muitas semelhanças com a versão antiga do Office da Microsoft, facilitando a transição de um para o outro. Ainda assim, há algumas diferenças. Abaixo, o TechTudo ensina como usar o OpenOffice no Windows. A suíte de código aberto também está disponível para PCs com Linux e MacOS X.

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Documento de texto

Passo 1. Ao abrir o OpenOffice, você verá a barra de formatação de texto na área superior da tela, exibida em destaque na imagem abaixo. Ela reúne ferramentas para alterar fonte, tamanho, cor, preenchimento, alinhamento, entre outras características da aparência do texto;

Passo 2. Para inserir uma imagem, clique no menu "Inserir", vá até "Figura" e selecione a opção "De um arquivo". Note que o menu também permite colocar elementos como tabela, quadro, anotação, cabeçalho, rodapé, marcador, hiperlink, entre outros;

Passo 3. Um barra de ferramenta extra será aberta de acordo com o elemento que você incluir. No caso de uma figura, é possível executar ações como redimensionar, aplicar filtros, mudar padrão de exibição e o sistema de cor, adicionar transparência e espelhar horizontal e verticalmente a imagem;

Passo 4. Selecione um ou mais parágrafos e entre no menu "Formatar" > "Parágrafo" para mudar o alinhamento, recuos e espaçamento, fluxo do texto, estrutura dos tópicos e numeração, plano de fundo, bordas, capitulações e tabulações. Depois de realizar as alterações desejadas, clique no botão "OK";

Passo 5. Um recurso interessante do editor de texto do OpenOffice é a capacidade de transformar o documento em PDF. Basta clicar no botão indicado na barra de ferramentas, escolher o nome e local do PDF e apertar "Salvar";

Passo 6. Para salvar ou imprimir um documento, acesse o menu "Arquivo" e escolha uma das opções. Os atalhos de teclado são os mesmos que no Microsoft Office (Ctrl + S para salvar e Ctrl + P para imprimir).

Planilha

Passo 1. Abra o aplicativo "Planilhas" do OpenOffice para criar tabelas de forma muito semelhante a do Excel. A seção em destaque da barra de ferramentas reúne recursos de formatação de texto, mescar células, aplicar formato de moeda e porcentagem, alterar recuo e cores da fonte e preenchimento. Usando apenas essas funções foi possível gerar a tabela da imagem abaixo;

Passo 2. Para inserir fórmulas, selecione a célula na tabela em que você quer que o resultado apareça e digite a fórmula desejada no campo indicado. O software traz um atalho para a fórmula de soma, representada pelo ícone ∑. Para confirmar a inserção da fórmula, dê enter ou pressione o botão com um check em verde;

Passo 3. Para inserir outras funções, clique no botão com o símbolo "ƒx", abra a guia "Funções" e dê um duplo clique na função desejada. Insira os valores corretos nos campos correspondentes e dê "Ok". Se desejar transformar a planilha em PDF, salvar ou imprimir, o processo é idêntico ao do editor de texto.

Apresentação

Passo 1. Ao abrir o "Apresentação", editor que cumpre a função do PowerPoint, o aplicativo pedirá para que você escolha entre uma apresentação em branco ou um modelo existente. Neste exemplo, escolhemos a primeira opção. Feito isso, ele abrirá a tela principal com um layout pré-definido. Escolha na barra lateral outro layout ou limpe tudo selecionando a tela em branco;

Passo 2. Ao digitar um texto, você poderá alterar suas propriedades tanto pela barra superior, como nos demais aplicativos da suíte, quanto por meio de uma caixa exibida na lateral direita da tela;

Passo 3. O editor de apresentações permite incluir uma série de elementos nas páginas, como gráficos, tabelas, imagens, vídeos, etc. Todos eles podem ser editados após a inserção no slide, permitindo ao usuário personalizar a apresentação conforme precisar;

Passo 4. Para mudar a maneira como os slides são reproduzidos, vá no menu "Apresentação de slides" e selecione um modelo de transição. Você também pode alterar a velocidade da transição, inserir sons, escolher para qual slide o efeito será aplicado, entre outras operações.

Outros aplicativos da suíte

O Apache OpenOffice conta ainda com mais três aplicativos de escritório: o "Desenho" (chamado em inglês de Draw), que reproduz as funções do Corel Draw; o Banco de Dados (Base), que realiza tarefas do Microsoft Access; e o Fórmula (Math), inteiramente dedicado às formulas matemáticas. Veja abaixo a interface e principais funções de cada um deles.

Desenho

Passo 1. A aplicação "Desenho" permite construir formas com vetores, além de trabalhar imagens do arquivo. Ao abri-lo, você verá uma barra na parte de baixo da tela com atalhos para formas simples. Basta clicar sobre a forma desejada, desenhá-la na área de trabalho e realizar as modificações desejadas selecionando as ferramentas do campo "Propriedades", que também aparecem na barra superior do programa.

Passo 2. Como nos outros aplicativos, você pode inserir imagens e outros elementos por meio do menu "Inserir". Altere o esquema de cor, rotacione e realize as edições que quiser na barra de ferramentas que surgirá, conforme destacado na figura abaixo.

Banco de Dados

Passo 1. Ao abrir a aplicação Banco de Dados, o OpenOffice executará um assistente. Nele, selecione se você quer criar um novo banco de dados ou abrir um arquivo já existente. Pressione o botão "Próximo" para continuar;

Passo 2. Você pode criar tabelas, consultas, formulários e relatórios com o OpenOffice, seja usando um assistente ou de forma manual, caso esteja familiarizado com o funcionamento de um banco de dados. Para usar as ferramentas é necessário ter o Java instalado no computador.

Fórmula

"Fórmula" é uma aplicação para criar equações matemáticas. Assim que você abrir o app, será exibida a janela "Elementos". Basta clicar em um símbolo da caixa ou digitar a equação no editor, seção destacada com um retângulo na imagem abaixo.

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