O lançamento do Windows 10 traz mudanças até para a Microsoft. Uma delas é a presença dos Insiders, pessoas interessadas em testar o software e apontar erros e sugestões para melhorá-lo. O TechTudo conversou com alguns – em sua grande maioria jovens – que opinaram sobre a versão final e contaram suas aventuras com o Windows 10 Preview, edição de testes que causava dor de cabeça.

Como usar Google Chrome ou Firefox como navegador padrão no Windows 10

O encontro aconteceu na última quarta-feira (29) em um dos eventos que a Microsoft montou nas principais cidades do mundo, incluindo São Paulo, para lançar oficialmente o seu novo sistema operacional. O lançamento na capital paulista reuniu dezenas de membros do Windows Insider, que ajudaram a fabricante a desenvolver o software e caçar bugs, e contou com demonstrações.

Fábio Gaspar e Gustavo Lang apresentam novo lançamento da Microsoft (Foto: Laura Martins/TechTudo)

O principal problema citado pelos Insiders foi a necessidade de formatar o computador em cada atualização. Eliel Chaves do Santos, de 25 anos, sofreu com aplicativos nativos e de terceiros que não funcionavam.

“Tive que recuperar meu computador mesmo na última build porque alguns aplicativos como Pessoas, Netflix e o Groove não abriram e também não era possível desinstalar para instalar de novo”, conta.

Luis Miguel, de 18 anos, teve o mesmo problema. Na última atualização feita pelo Insider, o Explorer deu um problema que ele não conseguiu reparar. "Por causa disso, tive que formatar todo o computador", lembra.

Atualização do Windows 10 funciona em computador com software pirata? Veja no Fórum do TechTudo.

Para entender melhor, conversamos com Fabio Gaspar, gerente de produtos da Microsoft, que explicou que o papel dos Insiders é exatamente esse, encontrar erros e reportá-los. Em troca, tinham acesso, em primeira mão, às novidades. “Pedimos que pessoas 'feras' nos ajudem para que a gente possa encontrar os problemas e resolvê-los para o cliente final”, argumenta o executivo.

Leve e prático

Por outro lado, mesmo com toda dificuldade de testar um sistema em construção, com erros inesperados, todos os Insders ouvidos pelo TechTudo citaram a leveza e praticidade do novo sistema operacional.

“É bem mais prático para quem está iniciando agora. Até para uma pessoa mais velha pode ser mais fácil de usar”, aponta Rodrigo Sarai

... va, de 24 anos.

Entretanto, não somente de novas funções os elogios foram feitos. Para Paulo Henrique Brumati, de 21 anos, a principal inovação foi exatamente o programa para Windows Insiders, que liberou testes para todos. "A Microsoft realmente fez questão de escutar os feedbacks dados pelos usuários", opina.

Segundo Gustavo Lang, diretor de Windows para Brasil, são 5 milhões de Insiders em todo o mundo. A iniciativa, no entanto, não acaba agora que a versão final foi lançada. Os usuários poderão continuar dando feedback para as próximas atualizações que chegam nos próximos meses aos computadores.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.