Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Parabéns, Feliz Aniversário, Feliz Natal, curtidas e comentários. Para o SwiftGift, isso não é o bastante. Criado há cerca de um ano, o serviço se propõe a vender e enviar presentes para usuários do Facebook em datas especiais ou mesmo fazer a entrega de um mimo "fora de hora". Fundada em 2013 por Kirill Chliaifchtein, um ex-analista de investimentos do JP Morgan, a startup é uma crítica ao tratamento impessoal gerado pelo relacionamento online, em especial na rede social de Zuckerberg.

App do WhatsApp faz referências à versão ‘web app’ no código; entenda

SwiftGift envia presentes para usuários do Facebook; saiba como funciona (Foto: Reprodução/Facebook)SwiftGift envia presentes para usuários do Facebook; saiba como funciona (Foto: Reprodução/Facebook)

Segundo Alina Jakubova, chefe de comunicação do SwiftGift, a ideia por trás da proposta do site é bastante humana. "Uma simples curtida ou post de parabéns no mural é um pouco impessoal", explica. "Especialmente, se considerarmos o número de pessoas fazendo exatamente o mesmo", completa.

A solução seria o SwiftGift, uma plataforma de "gifting social" que lhe permite enviar presentes reais para literalmente qualquer pessoa no Facebook, sem a necessidade de saber o seu endereço de entrega. Discreto, não é preciso perguntar, nem mesmo anunciar que seu amigo será presenteado.

Mas, como isso funciona? 

Não é preciso ter uma conta no Facebook para usar o SwiftGift. É possível se registar-se apenas com o seu endereço de e-mail. Entretanto, o usuário terá um acesso limitado: poderá apenas aceitar presentes. Para quem tem uma conta na rede social, fica tudo mais divertido. O SwiftGift permite enviar presentes reais, para qualquer pessoa no Facebook, e você não precisa nem saber o endereço de entrega, eles descobrem. Isto é, você pode enviar um presente para, literalmente, qualquer um.

"Basicamente, com SwiftGift você economiza tempo e aborrecimento. Você pode enviar um presente impressionante, junto com um cartão personalizado, que chegará muito bem embalado", explica.

O SwiftGift informa a quem vai receber o presente (via mensagem privada no Facebook ou e-mail), que é convidado a fornecer um endereço de entrega. Caso o presente seja recusado, a compra é cancelada.

De flores a iPhone de ouro, tem de tudo

A lista de presentes, em constante atualização, vai de um simples buquê de flores ao iPhone 6 de ouro, em questão de cliques, passando por bombons, bebidas, gadgets, roupas, acessórios, objetos de decoração e até joias. Alguns dos mimos são edições limitadas, puro luxo. Muito mais que uma curtida.

As opção de presentes vão de cinco libras (cerca de R$ 22) a presentes de mais de 650 libras (mais de de R$ 2,7 mil). Basta arrastar a barra e escolher os valores mínimos e máximos da compra.

SwiftGift oferece iPhone 6 de ouro como presente aos contatos do Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)SwiftGift oferece iPhone 6 de ouro como presente aos contatos do Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

Entretanto, há restrições. Por enquanto, o site só funciona para o Reino Unido, e cobra em libras. Ao TechTudo, Alina destaca que qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, pode encomendar um presente para alguém do Facebook e solicitar a entrega na região de atendida pelos ingleses.

A ideia parece ter agradado os investidores, que estão financiando a expansão já no próximo semestre. "Até o final de 2015, o SwiftGift planeja expandir-se internacionalmente, primeiro nos mercados-chave, como os Estados Unidos e na Europa continental", explica.

"E claro, o Brasil também está no mapa em nossos planos para o futuro", informa aos usuários brasileiros. A plataforma ainda está em fase beta. Os interessados podem visitar swiftgift.me.

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.