O iOS 9, nova versão do sistema operacional da Apple, chegou com diversas melhorias e novidades para os usuários de iPhones e iPads. Porém, muitas funções ficam escondidas e passam despercebidas pelos usuários.

Celular lento? Veja quais apps gastam mais memória RAM no Android

Para te ajudar a tirar o melhor proveito do seu dispositivo, listamos dez recursos escondidos na nova atualização do iOS, lançada oficialmente no dia 16 de setembro. Agora é possível desenhar no bloco de notas e fazer marcações em fotos, por exemplo.

Veja tudo que você pode fazer no iOS 9 (Foto: Lucas Mendes)

1) Ligação entre aplicativos

Use a nova funcionalidade para voltar ao aplicativo anterior (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Ao navegar pelo smartphone, é comum um aplicativo levar para outros por meio de links e compartilhamentos. Antes, era necessário sair do app aberto para, então, abrir novamente o anterior. Com o iOS 9, a tarefa foi simplificada, já que você pode voltar exatamente para onde estava com o botão localizado no canto superior esquerdo da tela.

2) Marcação em fotos

Marque suas fotos antes de enviá-las por e-mail (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Se você deseja apontar algo específico em uma foto ao enviá-la por e-mail, agora é possível. Basta adicionar a imagem ao corpo de texto do e-mail e pressioná-la. Em seguida, clique na seta até aparecer “Marcações” e selecione. Um painel de edição com diferentes cores irá aparecer, marque e desenhe na imagem como desejar. Depois, clique em “ok” e termine de escrever e enviar sua mensagem.

3) Conversão de sites em PDF

Salve páginas da web em formato PDF no iBooks (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Agora também é possível salvar o conteúdo de sites em PDF. Sem nenhum alarde, o iOS 9 ganhou a funcionalidade diretamente no app de leitura iBooks. Para isso, abra a página desejada, clique no botão de compartilhamento na barra inferior e procure por “Salvar PDF no iBooks”.

4) Calculadora na barra de pesquisa

Use a barra de pesquisa para fazer cálculos no iOS 9 (Foto: Reprodução/
... Juliana Pixinine)

Se você deseja fazer uma conta rapidamente, não precisa mais perder tempo abrindo a calculadora do seu iPhone 6 ou iPhone 6S (entre outros modelos). Com o iOS 9, cálculos podem ser feitos até mesmo na barra de pesquisa do aparelho. Basta deslizar a tela para baixo e inserir a equação, e o resultado será mostrado na hora na tela. O Spotlight ficou mais inteligente – assim como já acontecia nos Macs.

5) Versão para computador

Pressione o botão de atualizar e selecione a versão para computador (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Como acessar a versão desktop de um site no Safari do iOS 9?

Algumas pessoas preferem acessar uma página na internet com a versão para computador em vez de utilizar a para smartphones e tablets. Com o iOS 9, ficou mais simples optar por isso. Basta pressionar o botão de atualizar, ao lado da URL da página, e clicar em “Versão para Computador”.

6) Novo Notas

O Notas do iPhone está totalmente reformulado (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Pode esquecer o velho e simples “Notas” do iPhone. Agora o aplicativo surge totalmente reformulado e com diversas funcionalidades e recursos. Você pode optar por editar o texto e até mesmo criar imagens com pincel fino, grosso ou usando uma régua para linhas, além de várias cores disponíveis para as suas anotações.

7) Selecionar várias fotos

Basta deslizar o dedo sobre a tela para selecionar várias fotos de uma vez só (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Como apagar todas as capturas de tela de uma vez no iPhone com iOS 9?

Selecionar várias fotos no iPhone costumava tomar bastante tempo dos usuários, já que era necessário clicar em uma por uma. Com a atualização, a tarefa ficou muito mais simples. Agora, basta clicar em “Selecionar”, tocar na primeira foto que você deseja marcar e deslizar até a última, sem precisar clicar em cada uma separadamente.

8) Rotas de transporte público

Use o Mapas do iPhone para ver rotas de transporte público (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Outra novidade do iOS 9 é no Mapas, que agora também mostra rotas de transporte público, como já é feito pelo Google Maps, por exemplo. Digite sua localização e destino final e clique em “Transporte público” para ver sugestões de intinerário. Para ver outras opções, toque em “Mais rotas”.

Como as rotas de transporte público no Brasil ainda não estão disponível, o Mapas sugere aplicativos (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Por enquanto, a novidade não está disponível para o Brasil. Ao tentar procurar por um local, o aplicativo informa que rotas de transporte público ainda não estão disponíveis e sugere aplicativos que o façam. No exemplo abaixo, está o Rio de Janeiro, mas o teste foi realizado com outras cidades no país, e acontece o mesmo.

9) Economia de energia

Ative o Modo de Pouca Energia para economizar bateria do seu celular (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

iPhone: como descobrir quais apps estão ‘drenando’ a bateria no iOS 9

Muitas das reclamações de usuários de iPhones e iPads são sobre a duração da bateria do dispositivo. Com o objetivo de melhorar um pouco a autonomia do smartphone, o iOS 9 traz um modo de economia de energia. Quando o seu aparelho chega a 20%, aparece uma mensagem na tela sugerindo ativar o modo, mas você também pode ativá-lo antes disso. Basta ir até Ajustes > Bateria > Modo de Pouca Energia.

10) Organização de notificações

Organize as notificações da forma como preferir (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Como agrupar as notificações do iOS por aplicativo?

O iOS 9 deu ao usuário mais autonomia em relação à organização das notificações na tela do aparelho. Agora, você pode optar que elas apareçam em ordem cronológica ou separadas por aplicativos, como era feito antes da atualização. Para configurar da forma de sua preferência, vá em Ajustes > Notificações e organize como preferir.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.