Dropbox e Google Drive, assim como outros serviços de armazenamento online que oferecem programas para Windows e Mac, são úteis porque são capazes de expandir, de certa maneira, a memória do computador. Mas, se suas contas na nuvem forem maiores que o HD, você pode ter um problema – a não ser que você use Odrive. Veja como tirar proveito da ferramenta e manter todos os seus arquivos acessíveis sem ocupar espaço localmente.
Como criar uma nuvem pessoal: veja dicas para armazenar dados 'em casa'
Apesar de alguns serviços de arquivamento na nuvem já oferecerem sincronização seletiva, odrive funciona de forma diferente. Ao invés de obrigar o usuário a escolher as pastas que quer baixar no momento da instalação, o programa permite que você visualize tudo ao mesmo tempo em forma de atalho. O arquivo em si, só é baixado para a máquina quando for clicado. Confira o passo a passo.
Passo 1. Baixe e instale o Odrive para Windows ou Mac;
Passo 2. Abra a pasta do odrive no Windows Explorer ou Finder e dê um clique duplo na pasta correspondente aos serviços de armazenamento nos quais você já tem uma conta;
Passo 3. Ao ser redirecionado par a página de autenticação, digite seu login e senha, confirmando em seguida que deseja conceder acesso ao odrive;
Passo 4. Uma janela aparecerá na tela com todos os ícones de arquivos e pastas que você já havia armazenado no serviço. Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta ou arquivo que você deseja utilizar e selecione “Sync folder” no menu do odrive;
Passo 5. O odrive irá baixar somente o que for leve, transferindo arquivos pesados só quando você realmente precisar (tudo o que estiver em lilás não estará no HD). Aguarde alguns segundos para terminar o download do conteúdo;
Passo 6. Assim que a sincronização terminar, a pasta mudará de cor, ficando fácil perceber quais estão baixadas e quais são apenas atalhos. A qualquer momento, você pode tirá-la do computador mantendo o atalho vivo escolhendo “Unsync” no menu contextual.
Pronto! Agora basta escolher quais pastas você quer manter sincronizada e, ao mesmo tempo, manter o acesso aos outros arquivos tão simples quanto clicar em uma pasta. Dessa forma, é possível ter um controle melhor sobre seus itens armazenados na nuvem sem ocupar HD do computador com coisas inúteis. Vale também experimentar com contas de outros serviços.
Qual é o melhor serviço de compartilhamento? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como desinstalar o Meteoroids do PC
- Aparelho 'tudo em um' promete controlar vários eletrônicos dentro de casa
- Academicxs Game 2.0: game dá como prêmio bolsa em universidade dos EUA
- Cupom de desconto de R$ 300 do Uber Plus é golpe, alerta PSafe
- iPhone 7 domina ranking dos celulares mais vendidos no mundo
- WhatsApp Plus ? original? Veja dicas de como recuperar sua conta banida
- Apps para filtros de fotos: 5 opções com efeitos para editar imagens
- Wild Rift erro 10018: como resolver quando o LoL Mobile não logar
- Conversar com desconhecidos online: 5 apps com sala de bate-papo
- Capinhas para LG G4: modelos deixam o celular ainda melhor
- Lançamentos da Netflix em setembro: veja filmes e séries que chegam este mês
- Apple registra maior queda nas vendas de Macs por trimestre desde 2010
- Seis coisas que os robôs sexuais vão poder fazer no futuro
- WhatsApp permite chamada gratuita por voz atrav?s de convite, diz site
- Como redimensionar fotos online
- Conheça o Mercenary Mode, novo modo de jogo de World of Warcraft
- Casamento gay: Facebook cria app para colorir perfil e Google tem easter egg
- Fifa 16 divulga ranking completo dos 50 melhores jogadores do FUT
- Táxi ou Uber? App compara preços e mostra qual é o transporte mais barato
- Fear Effect Sedna chega ao PS4, Xbox One e PC para uma nova aventura