O Instagram Stories — função para publicar posts temporários por 24h — permite adicionar filtros, figurinhas, stickers de localização, hashtags, textos coloridos e, até mesmo, máscaras para deixar suas fotos e vídeos mais divertidos. A maioria das ferramentas são de uso intuitivo, porém alguns recursos podem passar despercebidos pelo usuário. Veja dicas para usar o Stories de maneira mais simples e para deixar seus posts ainda mais personalizados.

Dicas para facilitar o uso do Instagram Stories e para fazer posts incríveis. (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

App do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no celular

1. Efeito rebobinar para gravações

O efeito rebobinar permite reproduzir vídeos de trás para a frente. A opção fica entre ''Boomerang'' e ''Mãos livres'', na parte inferior da tela. Toque no botão branco para iniciar a gravação normalmente. Ao assistir o vídeo, perceba que os acontecimentos são exibidos na ordem contrária ao que foi gravado no celular.

... 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">

Instagram ganhou recurso rebobinar (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

2. Zoom com apenas um toque

Existem dois jeitos de usar zoom nos vídeos no Stories. A primeira forma é usar dois dedos e fazer um movimento de pinça para aumentar ou reduzir a aproximação. Já a segunda maneira, ainda mais simples, é manter o dedo pressionando o botão — o mesmo para iniciar a gravação — e arrastá-lo para cima (sem tirar o dedo da tela). Para diminuir o zoom, mova o dedo para baixo.

Como dar Zoom com apenas um toque (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

3. Colorir o fundo

Escolha uma das cores na paleta para colorir todo o fundo de um Storie. Para fazer isso, após tirar uma foto, toque no ícone de caneta que fica no canto superior direito. Selecione a cor que preferir e, em seguida, toque na tela e mantenha o dedo pressionado até que tudo seja preenchido pela cor que você optou.

Fundo com uma cor (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

4. Usar outros tons

Além dos 27 tons exibidos nos pequenos círculos, outras cores podem ser usadas. Para ver outras, basta tocar em uma das cores — localizadas na parte inferior da tela, quando o ícone de caneta é selecionado — e manter o dedo pressionado até que o quadro com outras cores seja exibido. Arraste o dedo até o tom desejado.

Opção para usar outras cores (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

5. Pintar apenas uma palavra ou letra

Para dar destaque apenas para uma palavra ou letra do texto no seu Storie você pode pintar o trecho de uma cor diferente do resto. Selecione o termo escolhido para sobressair do restante do texto escrito e pinte de outra tonalidade.

Pintar apenas uma palavra (Foto: Gabrielle Lancellotti)

6. Efeito borracha

A borracha permite mostrar partes específicas do Stories. Você pode pintar tudo e apagar alguns pedaços — revelando o Stories. É possível ''escrever'' mensagens ao usá-la para traçar a forma exata das letras no fundo preenchido.

Efeito borracha no Stories (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

7. Fixar um adesivo no vídeo

É possível fixar stickers e fazê-los acompanhar objetos nos vídeos. Para isso, depois de finalizar a gravação, escolha uma figurinha e arraste-a para o local que deseja. Mantenha o dedo pressionado até que a opção para fixar seja exibida.

Adesivos fixados que acompanham objeto no Stories (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

8. Publicar uma foto com mais de 24 horas

Além de publicar cliques do momento, o Stories só aceita fotos e vídeos que entraram para a galeria do smartphone nas últimas 24 horas. Para publicar fotos mais antigas, o usuário pode fazer uma captura de tela. Dessa maneira, com base na data de criação do arquivo, a foto será considerada recente pelo aplicativo.

Como publicar uma foto com mais de 24h no Stories (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

9. Transformar um Stories em post normal

Na rede social também é permitido transformar um Stories em publicação que não desaparece depois de 24 horas. Ou seja, a história pode ser publicada na sua página de perfil. Na foto ou vídeo escolhido, basta tocar no menu de três pontos no canto inferior esquerdo da tela e, depois, em "Compartilhar como publicação".

Compartilhar um Stories como publicação (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

10. Trilha sonora para vídeos

Players de música que funcionam em segundo plano, como Apple Music, Deezer e Spotify, podem ajudar a incluir músicas nos Stories. Toque no play para reproduzir a canção que desejar. É importante que o som esteja no modo alto-falante e sem fone de ouvido conectado ao smartphone. Em seguida, no aplicativo do Instagram, basta gravar seu vídeo no Stories com essa música ao fundo.

Spotify pode ajudar a adicionar músicas aos seus Stories (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

11. Voltar ou pular para o próximo Stories

Há uma forma simples de pular para a próxima história de uma pessoa ou voltar no Stories anterior e vê-lo novamente. Toque no lado direito da tela para avançar e no lado esquerdo para retornar e visualizar a foto ou vídeo mais uma vez.

Avançar para o próximo ou voltar no Stories anterior (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

12. Ver um Stories por mais tempo

Dez segundos pode ser um período curto para ver posts com texto ou muitos detalhes. Para visualizar um Stories por mais tempo, toque na tela e mantenha o dedo pressionado. Com isso, o Stories vai permanecer "pausado'' na tela.

Veja uma história por mais tempo (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

13. Ocultar posts de uma pessoa

Para impedir que alguém visualize um Stories, o primeiro passo é, no seu perfil, tocar no ícone de engrenagem. Depois, toque em "Configuração de histórias'', ''ocultar história de'' e, por fim, selecione quem não poderá ver os seus Stories — pessoa por pessoa. Use a caixa de pesquisa para facilitar a busca por usuários.

Ocultar Stories de hoje (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

Ainda não sabe como fazer um Stories? Assista o vídeo!

Como ficar invisível aos contatos no Instagram? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.