PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG) e Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) estão entre jogos competitivos que registraram queda alta no número de players no último ano. De acordo com dados do site Steam Charts, outros esports também tiveram diminuição de jogadores. O aumento na concorrência, com diversos jogos com estilos parecidos, e o crescimento na oferta de jogos mobile competitivos, podem ser razões para essas baixas. Veja, a seguir, cinco jogos competitivos que tiveram quedas de até milhões de jogadores entre 2018 e 2019.

Counter-Strike: Global Offensive

Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) segue como um dos títulos mais fortes dos esports em todo o mundo. O game da Valve foi lançado em 2012 disponível na época para Xbox One, PS3, Xbox 360 e PC. De lá para cá, o FPS conquistou milhares de usuários e uma comunidade fiel tanto ao casual quanto ao competitivo.

O Brasil é um dos países mais fortes na cena do game e conta com equipes e jogadores consagrados internacionalmente, como a MIBR de Gabriel “FalleN” Toledo, Marcelo "coldzera" David e Epitácio “TACO” de Melo. Apesar de sua popularidade, CS:GO perdeu 100 mil jogadores entre fevereiro de 2018 e 2019, o que representa uma queda de 15% no número de jogadores total.

Rainbow Six: Siege

Rainbow Six: Siege (R6) é um game de tiro competitivo disponível para PS4, Xbox One e PC. Desenvolvido pela Ubisoft, o jogo, que traz um estilo de combate tático com diversas ferramentas tecnológicas, chegou ao mercado em 1º de dezembro de 2015. Mesmo com investimentos no cenário competitivo de R6, o jogo perdeu 50% de seus jogadores no último ano.

Em fevereiro de 2019, Rainbow Six distribuiu US$ 1 milhão (R$ 3,7 milhões em conversão direta) no Six Invitational 2019. O campeonato, que consagrou a G2 Esports como campeã, contou com a participação de quatro equipes brasileiras: Immortals, Ninjas in Pyjamas, FaZe Clan e Team Liquid.

PlayerUnknown's Battlegrounds

PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG) é o jogo de sobrevivência lançado para PC, Xbox One e PS4 pela BlueHole Entertainment. Disponível desde 2017, o game é um dos precursores do gênero Battle Royale. Com a chegada de concorrentes como Fortnite e Apex Legends, e até mesmo sua própria versão PUBG Mobile, o game perdeu quase 2 milhões de jogadores entre fevereiro de 2018 e 2019, o que significa 70% de sua comunidade.

PUBG tem uma história curta no cenário competitivo, com bastante espaço para se desenvolver. A PUBG Corp, empresa responsável pelo jogo, anunciou um calendário de competições oficiais em nove regiões do mundo para 2019. Além disso, o jogo será protagonista do Global Championship 2019, que vai distribuir prêmios de até US$ 2 milhões (cerca de R$ 7,4 milhões).

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Dragon Ball FighterZ

O Dragon Ball FighterZ é um dos principais títulos da Bandai Namco. O jogo de luta baseado na história do desenho chegou ao mercado em janeiro de 2018 para PS4, Xbox One e PC. Neste primeiro ano, o game perdeu 5,4 mil jogadores. O número pode parecer pequeno, mas representa 80% da comunidade de Dragon Ball FighterZ.

Apesar de não ter nenhuma liga profissional promovida pela Bandai Namco, Dragon Ball FighterZ está presente nos maiores eventos competitivos do gênero de luta. Em 2019, o título está confirmado na Evolution Championship Series (EVO), ao lado de nomes como Mortal Kombat 11, Street Fighter V: Arcade Edition, Tekken 7, Samurai Shodown e BlazBlue: Cross Tag Battle.

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Artifact

Artifact, jogo de cartas da Valve inspirado no universo de DotA 2, foi lançado em novembro de 2018 para PC. Após atingir 60 mil jogadores no seu lançamento, a popularidade do jogo está em queda livre. Em fevereiro de 2019, com menos de quatro meses de vida, o jogo teve queda de 99% de players ao registrar 278 players.

Em março de 2018, o CEO da desenvolvedora, Gabe Newell, divulgou o primeiro torneio competitivo oficial, trazendo US$ 1 milhão (R$ 3,7 milhões) em prêmios. Porém, até o momento, apenas campeonatos amadores foram realizados.

Via Steam Charts



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