O Google Maps completa 15 anos neste sábado (8), marcado por evoluções e novos recursos que aprimoraram a navegação por rotas. O aplicativo, que servia inicialmente apenas para pesquisar locais e mapas, hoje também conta com navegação por voz, um recurso de realidade aumentada (AR) chamado Live View, além de imagens internas de ambientes como shoppings, estádios e aeroportos. O app do Google está disponível para Android e iPhone (iOS).

Os serviços do Google Maps podem ser usados para finalidades simples, como auxiliar no deslocamento de um lugar para outro, mas também permitem explorar o mundo pela tela do celular. Confira, na lista a seguir, cinco funções úteis do aplicativo de mapas criadas ao longo dos seus 15 anos de existência.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Navegação por voz detalhada

O Google Maps possui uma função de navegação por voz detalhada, anunciada no Dia Mundial da Visão. O recurso oferece uma orientação mais específica, auxiliando deficientes visuais durante todo o percurso. O aplicativo fornece mais atualizações verbais em viagens a pé, anúncios, alertas, avisos periódicos e a direção da bússola para indicar se o usuário está no sentido correto.

Embora a navegação detalhada tenha por objetivo principal ajudar deficientes visuais, ela também pode auxiliar pessoas em situações em que não possam mexer muito no celular, como uma caminhada, um pai empurrando um carrinho ou um viajante arrastando malas. O recurso ainda não está disponível no Brasil mas, de acordo com a empresa, o suporte para mais idiomas e países está "a caminho".

2. Realidade aumentada (AR)

O Live View é um recurso de realidade aumentada que permite ao usuário visualizar rotas posicionadas com imagens do mundo real. A função facilita a visualização do percurso até o ponto de destino para quem deseja ir a um lugar a pé, como mostraram os testes do TechTudo.

Para ativar a função, abra o app do Google Maps, insira um destino na barra de pesquisa e toque em "Rotas". Acima do mapa, selecione a opção a pé, representada por um ícone de uma pessoa andando. Na parte inferior central, toque em "Live View". Algumas orientações sobre o uso do recurso serão exibidas. Toque em "Próxima" e em "Iniciar". Quando o aplicativo identificar onde o usuário está, as rotas serão exibidas na visualização da câmera.

3. Mapas offline

O recurso de mapas offline é ideal para quem pode ficar sem Internet e não quer correr o risco de se perder. A função deixa o usuário salvar mapas do Google Maps no smartphone ou no tablet e usá-los mesmo quando não houver conexão de rede. Para isso, abra o app e pesquise por um lugar. Na parte inferior, toque no nome ou no endereço do lugar e em "Download". O mapa será baixado e a área selecionada estará disponível por 30 dias, sendo possível renovar o tempo posteriormente.

4. Salvar onde estacionou o carro

Esta função permite que o usuário salve o local onde estacionou para não perder tempo procurando pelo carro. Para usar o recurso, abra o aplicativo no local em que o veículo está estacionado, toque no ponto azul que mostra a sua localização e, depois, toque em "Definir como local de estacionamento". Quando precisar encontrar o carro, basta abrir o Google Maps.

5. Traçar rotas com mais de uma parada

O Google Maps também permite tr

... açar rotas com mais de uma parada, útil para usuários que precisam passar em vários lugares durante um trajeto. Com o recurso, não é necessário adicionar um novo endereço sempre que uma parada for realizada. Para usar a função, vá em "Rotas" e coloque o primeiro local, depois toque nos três pontos verticais no canto superior direito e escolha "Adicionar parada". Inclua até dois destinos intermediários e um final.

*Colaborou Rubens Achilles

Google Maps está sempre ativo no Android? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Via: Google Suport



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.