O IPVA 2021 SP já está disponível para pagamento. Os motoristas podem consultar o valor do imposto online, no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado. Para isso, basta informar a placa e o Renavam, número de registro que é indicado no documento do veículo. O calendário de pagamento começa em janeiro e conta com datas para pagar o valor do IPVA à vista, com desconto de 3%, sem desconto e parcelado em três vezes.

Os donos dos veículos podem realizar o pagamento em qualquer lotérica ou em bancos autorizados. É possível pagar o IPVA 2021 por meio do Internet banking ou no autoatendimento no caixa eletrônico sem nenhum boleto, apenas com o número do Renavam do veículo. Confira a seguir como consultar o valor do IPVA 2021 de São Paulo, os prazos para realizar o pagamento e como pagar.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como consultar o valor do IPVA 2021 em SP

Passo 1. Acesse o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento de SP (ipva.fazenda.sp.gov.br/IPVANET_Consulta/Consulta.aspx). Em seguida, informe o número do Renavam e a placa do veículo. Selecione a opção “não sou um robô” e pressione “Consultar”;

Passo 2. Na página seguinte, você verá o valor total do IPVA, com e sem desconto, e o valor das três parcelas. Também é possível consultar o valor de multas, IPVA atrasado e do licenciamento anual. A página serve apenas para consultar o valor. Por isso, não é necessário baixar ou imprimir para realizar o pagamento do imposto.

Calendário de pagamento do IPVA 2021 em SP

O calendário de pagamento do IPVA 2021 SP para veículos usados varia de acordo com o último número da placa do automóvel. A primeira parcela ou o valor à vista com 3% de desconto vencem em janeiro. Para quem deseja realizar o pagamento do valor à vista sem desconto, o prazo vence em fevereiro. Já a segunda e a terceira parcelas devem ser pagas nos meses de fevereiro e março. Confira, a seguir, os calendários com os prazos para realizar o pagamento à vista ou parcelado do IPVA para automóveis, caminhonetes, caminhonetas, ônibus, micro-ônibus e motos.

Além disso, as datas para o pagamento do IPVA de caminhões e de caminhões-tratores do estado de São Paulo são diferentes. O prazo para pagar o valor total com desconto de 3% vence em janeiro e varia de acordo com o final da placa. Já o pagamento à vista sem desconto deve ser realizado no dia 15 de abril. Para quem deseja parcelar o IPVA 2021 em três vezes, a primeira parcela vence em março, a segunda em 15 de junho e a terceira em 15 de setembro.

Para veículos novos, o pagamento à vista com desconto deve ser realizado até cinco dias úteis após a emissão do documento. Já o valor total, sem desconto, pode ser pago até 30 dias depois da emissão do documento. Por fim, quem deseja parcelar o IPVA em três vezes deve realizar o primeiro pagamento até 30 dias após a emissão do documento, e as duas últimas parcelas devem ser pagas no mesmo dia dos próximos dois meses. Por exemplo, o dono de um carro novo que foi registrado em março e que pagou a primeira parcela no dia 23 deve pagar a segunda parcela no dia 23 de abril e a terceira em 23 de maio.

Veja também: Como pagar contas e boletos pelo celular? Veja aplicativos

Como pagar o IPVA 2021 SP

O pagamento do IPVA 2021 SP pode ser realizado de três formas. No caso das lotéricas, basta informar o número do Renavam aos atendentes e realizar o pagamento dentro do prazo estipulado. Também é possível pagar o imposto em alguns bancos autorizados, através do Internet Banking e do autoatendimento no caixa eletrônico. Para isso, basta informar o Renavam do veículo e se o IPVA será parcelado ou pago à vista. É possível realizar o pagamento do IPVA no Bra

... desco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Daycoval, Mercantil do Brasil, Rendimento, Safra e Bancoob.

Os donos dos veículos também podem realizar o pagamento do IPVA no cartão de crédito. Para isso, é necessário comparecer em um dos pontos da Vamos Parcelar, PingPag ou ParceleNaHora, e parcelar os débitos dos veículos no cartão de crédito. Além do valor do IPVA, essas empresas podem definir taxas extras no valor do pagamento.

Link para isenção de IPVA no WhatsApp é golpe? Saiba mais no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.