Deseja ter um espaço confortável e com o melhor da tecnologia para chamar de seu cinema? Curtir filmes, séries, esportes e sessões de games com a melhor imagem e o melhor som, aproveitando um sofá macio? O Shoptime ajuda com algumas dicas para você fazer as melhores escolhas.

Antes de mais nada, revise o ambiente. Você pretende mudar os móveis e a TV de lugar? Pense em portas e janelas, tomadas, ligação de TV e internet, interruptores, etc. O mais importante é projetar a posição e o tamanho máximo dos móveis, para que a circulação não seja comprometida.

Sofá e poltronas

Você pretende ter um sofá mais espaçoso ou poltronas independentes? Pense nos lugares para família e amigos.

Se a opção for um sofá, as dimensões do espaço e a circulação vão determinar o tamanho máximo do móvel. Designers de interiores e arquitetos defendem uma área de circulação de 70 cm.

Tenha como limite o comprimento do sofá, seja para ficar encostado em uma parede ou fazer a divisão do ambiente, desde que esteja de frente para a TV. Se optar por um sofá retrátil, confira a medida dos assentos fechados, como o móvel deve ficar no dia a dia, e totalmente abertos, para que ainda haja circulação com o sofá estendido.

Sofás com linhas retas, braços estreitos e encostos mais baixos têm menor impacto visual. Por outro lado, sofás mais "fofos", com grandes almofadas, braços largos e encostos altos vão dominar o ambiente.

Como um móvel grande no ambiente, a escolha da cor do sofá será determinante para o restante da decoração. Tons neutros, como cinzas, beges e cores pastéis, dão espaço para acrescentar cores e texturas no tapete, almofadas e outros objetos. Tons claros também funcionam melhor para salas menores.

Na escolha do tecido, o suede e o linho cotton são os mais comuns. O primeiro costuma ter um toque gostoso, mas é mais quente, enquanto o conforto térmico do segundo é melhor.

Quem tem crianças e bichinhos deve optar por tecidos escuros e fáceis de limpar, e/ou fazer a impermeabilização. Por fim, observe a densidade da espuma dos assentos e encostos, para ter a garantia de um sofá confortável e durável.

Para criar mais lugares, aposte em pufes e poltronas soltas, que não precisam ser da mesma linha do sofá. Entretanto, o ideal é que os móveis criem um diálogo com elementos em comum: linhas retas, pés de madeira, mesmo tipo de tecido, cores complementares, etc.

Smart TV

Se sua escolha é pela qualidade da imagem, já estão no mercado os modelos de Smart TV 8K. A imagem impressiona, com resolução oito vezes maior que o Full HD. Também costumam ser os aparelhos com melhor upscaling, para melhora de imagens de resolução menor. Entretanto, o preço ainda é mais alto, como é comum em novas tecnologias e aparelhos topo de linha.

Em uma categoria mais premium, você encontra as TVs de OLED (diodos orgânicos emissores de luz), que costumam ter altíssima qualidade em cores e contraste; ou de telas de pontos quânticos (QLED e NanoCell), que são as mais finas e com preto mais intenso.

Abaixo delas, estão os aparelhos de LED. O melhor custo-benefício, atualmente, está nas Smart TVs com display de LED e resolução 4K, ou seja, qualidade quatro vezes maior do que Full HD (1920x1080 pixels). É o suficiente para aproveitar com perfeição o conteúdo dos serviços de streaming, assistir a DVD e Blu-ray, TV a cabo e TV aberta.

Para a mais recente geração de videogames - Playstation 5 e Xbox Series X -, a combinação perfeita são as Smart TVs com atualização de tela de 120 Hz (ou 120 quadros por segun

... do).

Entre as principais marcas do mercado, há diferença no sistema das Smart TVs, ainda que praticamente todas deem acesso aos aplicativos dos principais serviços: Netflix, Prime Video, GloboPlay, YouTube, etc.

Também há diferenciação no estilo da imagem: pode ser mais brilhante, com mais contraste, cores mais vivas ou com preto mais intenso; com maior ou menor ângulo de visão, etc

Antes de fazer a escolha da sua nova Smart TV, leve em conta o tamanho do ambiente, o espaço disponível para instalar o aparelho (em um móvel ou suporte de parede) e o valor que pretende investir.

Com o 4K e o 8K, novas tecnologias de tela como OLED, Nanocell e QLED, e funções como "Eye Comfort", o espaço ideal entre a tela e o espectador é muito menor do que era recomendado anos atrás. Ainda assim, é necessária alguma distância para ter a tela completa em seu campo de visão.

Uma TV de 40 polegadas exige cerca de 1,50m para uma visualização confortável, enquanto uma tela de 60 polegadas pede cerca de 2,20m de distância.

Sistema de som e iluminação

Para complementar sua Smart TV de tela grande, você pode investir em um sistema de som. Salas maiores exigem um home theater de 5 ou 7 canais, que vão provocar uma experiência muito mais imersiva.

A alternativa para salas menores são soundbars. Há modelos apenas com a barra de som ou também com subwoofer, que garante o peso dos graves.

Para quem vai assistir a filmes ou jogar videogame na madrugada, uma ideia é investir em um bom fone de ouvido Bluetooth, para parear com a Smart TV e não incomodar o resto da casa com o barulho.

Por fim, pense nas cortinas e tapetes, que ajudam no conforto acústico: quanto maiores ou mais peças, melhor o isolamento do som. Por outro lado, espelhos e quadros com vidros aumentam a reverberação e formação de eco no ambiente.

Agora você já pode começar a montar o seu cinema em casa. Visite o Shoptime para conferir opções em sofás, Smart TVs, sistemas de som e tudo o que sua casa precisa.

Comemore o Aniversário Shoptime. Durante todo o mês de abril, produtos com até 80% de desconto, cupons e ofertas para você presentear a sua casa. Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime, que ainda tem descontos exclusivos e permite acompanhar a sua entrega, além de muitas outras vantagens.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.