Quando uma câmera digital cai na água, muitos usuários podem pensar que perderam o aparelho, pois provavelmente a máquina não é resistente a líquidos. No entanto, nem tudo está acabado. É possível tentar recuperar o dispositivo utilizando arroz cru. 

Sete dicas para usar melhor o cartão de memória da câmera

O processo não exige técnica ou habilidade. Apesar de parecer esquisito, a chance da câmera voltar a funcionar sem a necessidade de levar para a assistência é grande. Confira abaixo o passo a passo para recuperar sua máquina utilizando apenas arroz e uma vasilha. 

Como definir a qualidade dos vídeos gravados em uma câmera Nikon (Foto: Divulgação/Nikon) (Foto: Como definir a qualidade dos vídeos gravados em uma câmera Nikon (Foto: Divulgação/Nikon))Recupere uma câmera que caiu na água (Foto: Divulgação/Nikon)

Passo 1. Desligue a câmera imediatamente. Com o aparelho em funcionamento, há risco de ocorrer um curto-circuito em razão da água que entrou;

Desligue imediatamente a câmera para evitar um curto-circuito (Foto: Karen Malek/TechTudo)Desligue imediatamente a câmera para evitar um curto-circuito (Foto: Karen Malek/TechTudo)

Passo 2. Abra a tampa de todos os compartimentos, retire a bateria, a lente (caso seja removível) e o cartão de memória. Deixe evaporar a água que possa ter entrado nesses espaços;

Retire tudo que possa ser encaixado ao corpo da câmera para que mais água seja absorvida (Foto: Karen Malek/TechTudo)Retire tudo que possa ser encaixado ao corpo da câmera para que mais água seja absorvida (Foto: Karen Malek/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 3. Seque a câmera e tire qualquer resíduo que possa ter ficado do lado de fora;

Tente secar toda a água da sua câmera (Foto: Karen Malek/TechTudo)Tente secar toda a água da sua câmera (Foto: Karen Malek/TechTudo)

Passo 4. Agora que vem o segredo: arroz branco cru. O arroz absorve a umidade, e como fazer proveito disso? Coloque a câmera em uma vasilha e cubra com o arroz. O melhor agora é não ter pressa. Conforme os dias forem passando, o arroz vai absorvendo a umidade e secando mais ainda a câmera internamente. Deixe, no mínimo, 48 horas;

Deixe a máquina, no mínimo, 48 horas imersa no arroz (Foto: Karen Malek/TechTudo)Deixe a máquina, no mí
... nimo, 48 horas imersa no arroz (Foto: Karen Malek/TechTudo)

Passo 5. Após esse tempo coloque a bateria e o cartão de memória e tente ligar a câmera. Se tudo der certo, a máquina funcionará perfeitamente. Caso contrário, vá atrás de ajuda com um profissional.

Após o processo, verifique se a câmera liga normalmente (Foto: Karen Malek/ TechTudo)Após o processo, verifique se a câmera liga normalmente (Foto: Karen Malek/TechTudo)

Qual a melhor câmera semi-profissional até R$ 2.000? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.