Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Limpar a fonte de alimentação do PC de tempo em tempo é muito importante para mantê-la funcionando perfeitamente. Assim como as demais peças do computador, a fonte acumula poeira, o que pode afetar seus componentes e impedir que a energia seja transmitida. 

Dicas para deixar o PC refrigerado e com melhor desempenho

Para evitar problemas com o computador, confira o passo a passo de como limpar a fonte de alimentação. Antes de seguir as dicas você vai precisar de uma chave phillips, pincel, espátula, cotonete, limpa contato e mini-aspirador de pó/secador de cabelo. Separe o material e garanta o bom funcionamento da sua fonte. 

Veja se a sua fonte de alimentação é compatível com a placa de vídeo (Foto: Divulgação/Corsair) (Foto: Veja se a sua fonte de alimentação é compatível com a placa de vídeo (Foto: Divulgação/Corsair))Aprenda a limpar a fonte de alimentação do computador para melhor desempenho (Foto: Divulgação/Corsair)

Passo 1. Com uma chave phillips, retire os parafusos da parte traseira do gabinete para tirar as tampas laterais;

Abertura do gabinete do computador (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Abertura do gabinete do computador (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 2. Tire a eletricidade estática do seu corpo para evitar queimar os componentes do PC. Para isso, posicione as mãos na parte interna da carcaça do gabinete e deixe por cerca de 30 segundos. Repita essa operação três vezes, dando intervalos de cinco segundos entre uma e outra;

Retirada da eletricidade estática do corpo (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Retirada da eletricidade estática do corpo (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 3. Agora retire os quatro parafusos que prendem a fonte de alimentação ao gabinete. Antes de soltar o último, segure a fonte com uma das mãos para que ela não caia sobre a placa-mãe e estrague nenhum componente;

Soltura da fonte de alimentação do gabinete (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Soltura da fonte de alimentação do gabinete (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 4. Retire a fonte de alimentação do gabinete. Com o pincel, retire toda a poeira da parte externa da fonte;

Retirada da poeira da parte externa da fonte de alimentação  (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Retirada da poeira da parte externa da fonte de alimentação (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 5. Use a chave phillips para retirar os quatro parafusos da parte de cima da fonte e abri-la;

Retirada da tampa da fonte de alimentação (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Retirada da tampa da fonte de alimentação (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 6. Use um pincel para retirar toda a poeira que estiver na parte interna, tanto na ventoinha quanto na placa e componentes. Manuseie o pincel com cuidado e não empregue muita força nos contatos para não danificá-los;

Retirada de poeira da parte interna da fonte (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Retirada de poeira da parte interna da fonte (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 7. Com a chave phillips, retire os parafusos que prendem a ventoinha da fonte na caixa de proteção;

Desaparafusando a ventoinha da fonte (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Desparafusando a ventoinha da fonte (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 8. Use um cotonete seco para retirar o restante da poeira que ainda estiver na ventoinha;

Limpeza da ventoinha da fonte com cotonete (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Limpeza da ventoinha da fonte com cotonete (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 9. Levante o adesivo localizado no centro da ventoinha. Abaixo dele você verá uma pequena tampa de borracha. Com a ajuda de uma espátula, retire cuidadosamente esta tampa;

Retirada de tampa de borracha do centro da ventoinha (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Retirada de tampa de borracha do centro da ventoinha (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 10. Aplique uma pequena quantidade de limpa contato no local. Se preferir, use um extensor para facilitar a aplicação. O líquido fará com que a ventoinha gire com mais facilidade, resfriando melhor a fonte de alimentação;

Aplicação de limpa contato do mecanismo da ventoinha da fonte (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Aplicação de limpa contato do mecanismo da ventoinha da fonte (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 11. Recoloque a tampa de borracha e feche o adesivo. Aparafuse novamente a ventoinha à caixa metálica. Use um mini-aspirador de pó para fazer uma última limpeza internamente. Se você não tiver o aparelho, pode usar um secador de cabelo na posição fria para retirar as poeiras menores. Caso seu secador não tenha essa opção, simplesmente pule esta etapa; não use em hipótese alguma o secador com vento quente, pois estragará os contatos;

Secador de cabelo na posição fria pode retirar poeira mais fina (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Secador de cabelo na posição fria pode retirar poeira mais fina (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 12. Pronto, a fonte de alimentação do seu PC está completamente limpa;

Fonte de alimentação limpa (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Fonte de alimentação limpa (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 13. Coloque novamente a tampa da fonte e depois aparafuse-a ao gabinete.

Fonte sendo fechada após limpeza interna (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Fonte sendo fechada após limpeza interna (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

O que saber antes de comprar um notebook? Comente no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.