Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O After Effects é bem completo e pode ser usado inclusive na edição de vídeos. Para quem está começando a usar o programa no PC, uma ferramenta prática permite remover o fundo com cor lisa, ou Chroma Key, de suas gravações. Assim é possível aplicar os personagens nos mais variados cenários, até de forma divertida, em suas montagens. O mesmo pode ser feito com fotos. O procedimento não precisa baixar nada extra e usa o recurso de “Keylight” no After Effects. Veja como usar neste tutorial rápido.

Como salvar em GIF no After Effects

Veja como remover o fundo de vídeos no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja como remover o fundo de vídeos no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Abra o vídeo no seu After Effects que deseja remover o fundo Chroma Key ou liso. Para começar, arraste o vídeo para a linha de edição na lateral esquerda da tela. Depois clique no preview exibido no centro da tela;

Abra o vídeo no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Abra o vídeo no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida, no menu do topo, selecione “Efeito” e depois “Máscara”. Clique na ferramenta “Keylight”;

Abra o recurso de Keylight no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Abra o recurso de Keylight no After Effects (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Será aberta uma aba de edição na lateral esquerda da tela em “Controles de Efeitos”. Clique no ícone de “conta-gotas” e depois clique no fundo liso ou Chroma Key do vídeo para absorver a cor;

Copie a cor do fundo do vídeo para começar a remover (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Copie a cor do fundo do vídeo para começar a remover (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Depois selecione o ícone de “Transparência” para apagar o fundo. Ele ficará com quadradinhos em cinza e branco;

Ative a transparência no fundo do vídeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ative a transparência no fundo do vídeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. No menu ao lado de “View” selecione “Screen Matte” na esquerda. O vídeo ficará com o fundo preto e o personagem central em branco;

Acesse a ferramenta de Screen Matte para definir os contornos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse a ferramenta de Screen Matte para definir os contornos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Abra o menu de ajustes de “Screen Matte” na seta para ajustar os contornos e deixar a montagem sem esses borrões ou falhas. Ajuste os vídeos de “Clip Black” (partes em preto), “Clip White” (itens em branco). Mude os valores até notar que o fundo está totalmente em preto e os contornos em branco do personagem estão melhor definidos;

Ajuste as definições de branco e preto no vídeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ajuste as definições de branco e preto no vídeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Já o Screen Grow e Softness dão efeitos nos contornos do personagem. Se precisar, ajuste para tirar borrões. A ideia é deixar o personagem em branco bem definido e o fundo totalmente preto;

Adicione suavidade nas bordas se preferir e utilize as demais ferramentas no vídeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione suavidade nas bordas se preferir e utilize as demais ferramentas no vídeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 8. Quando terminar, altere o item “View” para “Final Result”. O fundo será transparente e o personagem destacado. Ajuste nas ferramentas até o resultado desejado;

Altere para o resultado final e confira como ficou o personagem sem o fundo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Altere para o resultado final e confira como ficou o personagem sem o fundo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 9. Agora que o fundo foi removido, basta adicionar qualquer outro cenário no vídeo ou foto. Para isso, abra o item no After Effects, de forma tradicional, e adicione no projeto (logo após a linha do vídeo editado). Note que como o fundo é transparente, a nova imagem ou vídeo aparecerá logo atrás do personagem. Aperte o “espaço” no teclado para dar “Play” no vídeo e conferir o resultado.

Aplique o novo cenário que preferir com vídeo ou foto (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Aplique o novo cenário que preferir com vídeo ou foto (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Qual o melhor processador para edição de imagens e vídeos? Confira no Fórum do TechTudo. 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.