O Chrome OS que roda nos Chromebooks é um sistema operacional criado pelo Google para funcionar na nuvem. Ou seja, apenas com a Internet conectada, dependendo de recursos online para oferecer até as funções mais básicas. Embora essa característica pareça bastante restritiva, há formas de trazer alguns desses recursos para o cotidiano de quem usa um Chromebook offline. Na lista a seguir, você vai conhecer sete atividades que você pode realizar com o Chomebook longe da Internet (e que você pode aplicar no navegador Chrome que você roda no seu computador com Windows, Mac OS e Linux também.

Vale a pena comprar Chromebook no Brasil? Descubra tudo sobre o notebook

Descubra o que é possível fazer no Chromebook sem precisar da internet (Foto: Divulgação/HP)

Você pode criar e editar documentos

O ChromeOS que roda nos Chromebooks é feito para operar online o tempo todo, mas isso não significa que algumas funções sejam inutilizáveis sem Internet.

Ative o uso offline para poder trabalhar com os apps do Google Docs sem Internet (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Uma delas é o uso do Google Docs para criar e editar documentos sem precisar de Internet (depois, assim que o usuário conecta, os arquivos são sincronizados normalmente). Para ter acesso à essa função, o usuário precisa ativar essa configuração a partir do aplicativo do Google Docs.

DICA: Como usar o Google Drive offline

Pesquise e escreva e-mails

Usando extensões do Chrome é possível acessar a conta de e-mails para fazer pesquisa nas mensagens armazenadas e até mesmo escrever mensagens, que serão enviadas quando o sistema for reconectado.

Gmail Offline permite usar algumas funções de e-mail, mesmo sem Internet (Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Para conseguir isso, você precisa das extensões Gmail Offline e a extensão Otimizador de sincronização do Gmail Offline. Para ficar craque em usar o Gmail sem Internet, confira nosso tutorial.

Edite imagens

O Pixlr é um poderoso editor de imagens que funciona na nuvem. Mas, usuários de Chromebooks podem recorrer ao Pixlr Touch Up para trabalhar com fotos com acesso a ajustes básicos.

Para usar, basta baixar e instalar o aplicativo e começar a editar imagens. Além do Pixlr, há outros apps com recursos s

... emelhantes na loja de aplicativos do Chrome: para edição pesada você pode recorrer ao Pixlr Editor e ao Piconion Photo Editor.
Editores de imagens permitem que o usuário trabalhe com fotos mesmo offline (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Ouça música

O Songist é um app bem interessante e que se comporta como um player de música similar ao que o usuário encontraria no Windows, Mac ou Linux. O Songist permite reproduzir arquivos de áudio salvos no Chromebook, função muito interessante quando não há Internet para acessar listas do Spotify ou conteúdo adquirido no Google Play Music.

Songist permite que o usuário ouça músicas armazenadas no Chromebook, dispensando o uso de apps que dependem da nuvem (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Veja filmes

Não existe um “Songist para filmes”, mas a alternativa que resta é eficiente: usando o aplicativo Google Play Filmes, o usuário pode baixar filmes comprados ou alugados no serviço para assistir offline.

Para isso, é preciso ativar a configuração que permite o download, além de ser necessário configurar a resolução desejada. Com o arquivo copiado para o Chromebook, é possível usar o Google Play Filmes para ver o filme, mesmo offline.

Google Play Filmes permite que assinante baixe arquivos para ver offline (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Divirta-se com jogos

Games desenvolvidos para o Chrome com capacidade de operar offline podem ser instalados e jogados normalmente num Chromebook. Para encontrar games que podem ser usados dessa forma, basta usar o filtro “Executados off-line” na loja de apps do Chrome.

Diversos games para Chrome funcionam offline (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Como encontrar apps offline para tudo?

A principal ferramenta para fazer o Chromebook um computador viável sem Internet é a loja de aplicativos. Lá, o usuário encontra uma oferta grande de apps que permitem o uso do Chrome OS longe de uma conexão de rede.

Embora nem sempre esses aplicativos substituam as possibilidades dos equivalentes para Windows, Mac e Linux, eles ajudam a complementar e expandir as funcionalidades do Chromebook.

Loja do Chrome permite encontrar aplicativos gratuitos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Chromebook Samsung ou Acer: qual a melhor opção? Comente no Fórum do TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.