Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O WhatsApp é o mensageiro mais popular do Brasil, mas isso não quer dizer que não existam aplicativos interessantes para bater papo, principalmente quando o assunto são as videochamadas. Softwares como Facebook Messenger e Hangouts se destacam pela função de fazer ligações por vídeo e até outros detalhes, como suporte a GIFs e stickers.

Caixa Postal, áudio e ligação: veja formas de mensagem de voz pelo WhatsApp

Para ajudar você a conhecer esses e outros rivais do WhatsApp que fazem videochamadas – como ICQ e Line –, o TechTudo preparou uma lista com cinco aplicativos para Android e iPhone (iOS). As alternativas ao WhatsApp podem ser úteis para conferências ou conversas mais completas.

videochamada-na-home (Foto: Pond5)Lista traz rivais do WhatsApp com função de videochamadas (Foto: Pond5)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Facebook Messenger

O Facebook Messenger é um app de mensagens instantâneas do Facebook com diversas funcionalidades, como envio e recebimento de arquivos multimídia, chamadas de voz e vídeo, troca de GIFs e criação de grupos de bate-papo.

Com o recurso de chamada em vídeo, o Facebook Messenger consegue se destacar em meio aos rivais, uma vez que ele conta com uma lista dos seus contatos do Facebook. Na maioria dos outros apps, é preciso enviar um convite para os amigos se cadastrarem, mas isso não quer dizer que eles irão aceitar.

Como ativar emojis de etnias no Facebook Messenger (Foto: Marvin Costa/TechTudo) (Foto: Como ativar emojis de etnias no Facebook Messenger (Foto: Marvin Costa/TechTudo))Facebook Messenger: rival do WhatsApp tem videochamadas e GIFs (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Outro diferencial do mensageiro é a possibilidade de conversar por texto durante a videochamada. Ou seja, a tela da chamada em vídeo é minimizada para uso do teclado. No entanto, durante testes do TechTudo, a tela travou algumas vezes, sem permitir ver ou ouvir a pessoa. Foi necessário refazer a conexão. Além disso, o programa não permite ligação por vídeo em grupo, como ocorre em rivais. 

Hangouts do Google

Com o Google Hangouts, é possível conversar por texto, áudio e vídeo, além de compartilhar a localização e enviar imagens ou emojis no chat. Um dos pontos positivos do app é a possibilidade de fazer videoconferências com até dez pessoas, ferramenta bastante útil para realizar uma reunião à distância.

Como fazer uma chamada de voz ou vídeo no Google Hangouts pelo celular? (Foto: Marvin Costa/TechTudo) (Foto: Como fazer uma chamada de voz ou vídeo no Google Hangouts pelo celular? (Foto: Marvin Costa/TechTudo))Hangouts tem suporte a videochamadas e stickers (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

O aplicativo também tem integração com a lista de contatos do Gmail, o que ajuda a encontrar mais rapidamente uma pessoa específica na hora de fazer uma chamada em vídeo. Apesar disso, o aplicativo apresentou atraso na imagem, ocorrendo atraso no som e na imagem. Outra desvantagem é que houve travamentos durante a videochamada, além da qualidade da imagem não estar satisfatória. Isso tende a comprometer a experiência de uso.

ICQ

O ICQ, mensageiro que se tornou bastante conhecido entre o final dos anos 90 e o começo dos anos 2000, oferece um bate-papo com emojis, mensagens de voz e chamadas de vídeo, que tem destaque graças à alta nitidez da imagem no vídeo.

icq-home-coluna (Foto: Divulgação)ICQ retornou com funções avançadas entre os mensageiros (Foto: Divulgação/ICQ)

O app é útil por disponibilizar criptografia para ligações em vídeo, deixando a conversa mais segura. Apesar disso, o ICQ não exibe uma tela para conversar via texto enquanto a videochamada ocorre. O aplicativo também deixa a desejar por ter apresentado lentidão algumas vezes.

Line

O app Line é um mensageiro que permite enviar mensagem de voz, compartilhar imagem e vídeo, tirar foto com a câmera do smartphone, fazer vídeos curtos de até 10 segundos, adicionar adesivos e, claro, realizar videochamadas.

Line Lite é versão de apenas 1 MB no mensageiro para Android (Foto: Divulgação/Line) (Foto: Line Lite é versão de apenas 1 MB no mensageiro para Android (Foto: Divulgação/Line))Line tem integração com Apple TV para videochamadas (Foto: Divulgação/Line)

Com ótima qualidade na imagem e possibilidade de conversa em grupo via vídeo, o aplicativo tem a vantagem de ter integração com a Apple TV, permitindo que aqueles que tenham o dispositivo possam fazer uma chamada por vídeo com uma tela maior e qualidade superior na tela da TV. Apesar disso, não é possível usar a tela do chat e da videochamada ao mesmo tempo, por isso será preciso escolher um deles. Durante a chamada em vídeo, também ocorreram travamentos.

WeChat

Por meio do WeChat, as pessoas têm a chance de conversar por texto, voz, imagem e vídeo. O app também traz a opção de enviar imagens salvas no dispositivo, tirar fotos em tempo real, compartilhar localização e enviar emoticons.

WeChat permite tradução de mensagens no iPhone (Foto: TechTudo/Luciana Maline) (Foto: WeChat permite tradução de mensagens no iPhone (Foto: TechTudo/Luciana Maline))WeChat: mensageiro conta com suporte a ligações por vídeo (Foto: TechTudo/Luciana Maline)

No  aplicativo, é possível compartilhar em uma mesma tela o chat e a ligação por vídeo, ou seja, digitar um texto ao mesmo tempo em que é realizada a chamada. Outro atrativo é o suporte a chamadas de vídeo em grupo.  

O software também possibilita trocar a videochamada por uma chamada de voz durante a ligação, mas sem retorno à chamada de vídeo. Ainda assim, a videochamada pode ficar instável, apresentando atrasos na conversa e demora para acessar a câmera.  

O que fazer quando o Backup do WhatsApp trava? Descubra no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.