Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Embora sejam populares, a maioria das webcams possuem limitações na qualidade da imagem, se comparadas com câmeras digitais. Isso pode não ser tão importante para usuários que utilizam pouco a ferramenta, mas para quem faz transmissões por streaming ou mesmo costuma conversar com alguém no Skype, por exemplo, a qualidade de imagem pode fazer toda diferença.

Webcam com problemas? Veja dicas de como resolver no notebook

A seguir, aprenda a usar uma câmera digital como webcam e veja como deixar suas transmissões no Facebook e YouTube ou conferências no Skype com a melhor qualidade de imagem. O processo é simples, mas antes de começar é necessário instalar no computador o digiCamControl, que transformará sua câmera em uma webcam virtual. 

Descubra como fazer para usar câmera digital como webcam (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Descubra como fazer para usar câmera digital como webcam (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 1. Baixe o digiCamControl no TechTudo Downloads e instale-o;

Passo 2. Execute o programa;

Passo 3. Conecte a câmera no PC e ligue o aparelho;

Passo 4. Imediatamente o software vai reconhecer a câmera e exibirá o nome dela no topo de sua janela (1). Se quiser capturar uma imagem, clique no ícone do diafragma (2). Para usar como webcam e ver ou capturar vídeos, clique no ícone com “Lv” (3).

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Usando a câmera como webcam através do digiCamControl (Foto: Reprodução/Edivaldo)Usando a câmera como webcam através do digiCamControl (Foto: Reprodução/Edivaldo)

Usando a câmera digital como webcam no Skype

O digiCamControl instala uma webcam virtual, que faz uma ponte entre a câmera e aplicativos. Isso torna possível usar sua máquina fotográfica como câmera do PC em diversos programas. Por exemplo, você pode configurar o Skype para usar o aparelho.

Passo 1. Abra o Skype. Clique no menu “Ferramentas” e depois em “Opções…”;

Acessando as opções do Skype (Foto: Reprodução/Edivaldo)Acessando as opções do Skype (Foto: Reprodução/Edivaldo)

Passo 2. Em “Opções”, clique na guia “Configurações de vídeo”. Depois, clique na seta ao lado do campo “Selecionar webcam” e selecione a opção “digiCamControl Virtual WebCam”.

Configurando o Skype para usar a câmera como webcam (Foto: Reprodução/Edivaldo)Configurando o Skype para usar a câmera como webcam (Foto: Reprodução/Edivaldo)

Usando a câmera digital como webcam em outros aplicativos

Você também pode capturar imagens da câmera usando aplicativos que suportam a importação imagens de periféricos externos, como o Paint, software popular do Windows. 

Passo 1. Abra o Paint. Clique no menu “Arquivo” e depois em “De scanner ou câmera”;

Acessando a câmera no Paint (Foto: Reprodução/Edivaldo)Acessando a câmera no Paint (Foto: Reprodução/Edivaldo)

Passo 2. Na tela que aparece, clique em “Obter imagem” e pronto.

Capturando uma imagem da câmera através no Paint (Foto: Reprodução/Edivaldo)Capturando uma imagem da câmera através no Paint (Foto: Reprodução/Edivaldo)

Tudo isso pode ser feito em diferentes aplicativos, sem qualquer dificuldade, pois tudo é realizado através da webcam virtual instalada pelo digiCamControl. 

Como montar um PC gamer com até R$ 2.500? Comente no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.