O DirectX é o conjunto de APIs essencial para que qualquer computador com Windows seja capaz de rodar jogos e outras aplicações gráficas de forma perfeita, então é indispensável que ele não apresente erros. Se você acha que o DirectX do seu PC está apresentando algum problema, veja como verificar.

Como encontrar abas abertas no Google Chrome

Passo 1. Todo computador do Windows vem com um programa de diagnóstico do DirectX pré-instalado. Para abri-lo, acesse o menu Iniciar e digite “dxdiag” (sem aspas). Clique no item dxdiag.exe para executar;

Abra o utilitário do DirectX (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra o utilitário do DirectX (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Logo na primeira tela, enquanto o utilitário é executado, você pode conferir algumas informações de hardware e software do seu computador, incluindo a versão do DirectX instalada;

Confira a versão do DirectX enquanto o diagnóstico é realizado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Confira a versão do DirectX enquanto o diagnóstico é realizado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Ao final da primeira análise, navegue pelas abas “Exibir”, “Som” e “Entrada” para ver possíveis erros identificados. Em casos positivos, eles serão listados no campo “Observações” do utilitário;

Problemas serão descritos no campo de observação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Problemas serão descritos no campo de observação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Se você estiver em contato com o suporte técnico da Microsoft ou do fabricante do seu PC, vale salvar o arquivo de diagnóstico para análise da equipe especializada. Para tanto, clique em “Salvar informações” e guarde o arquivo TXT.

Salve o relatório para entregar ao suporte técnico, caso necessário (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
... >Salve o relatório para entregar ao suporte técnico, caso necessário (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como limpar meu PC de vírus? Comente no Fórum do TechTudo

Pronto. Agora você pode verificar se há problema no DirectX em caso de erro na execução de algum jogo. Vale lembrar que, na maioria dos casos, problemas são resolvidos instalando a versão correta do conjunto de APIs no seu PC para cada tipo de jogo – apesar de já estar na versão 11 prestes a entrar na 12, alguns games só são compatíveis com DirectX anteriores.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.