Entre os aspectos mais importantes na performance de uma rede Wi-Fi está a frequência em que o roteador opera. 2,4 GHz é um padrão antigo e ainda muito usado, enquanto o dual band consegue transitar entre 2,4 GHz e 5 GHz, mais atual e com melhor desempenho de rede. Essa especificação trabalha junto com a cobertura de Internet, velocidade de transferência e estabilidade do sinal wireless e pode colaborar para uma Wi-Fi mais eficiente. 
Adaptador powerline: descubra se PLC vale a pena para melhorar Wi-Fi
Apesar do nome já apontar para a melhora da rede, um roteador dual band oferece diversas vantagens aos usuários, como a redução de interferências e lentidão. Assim, confira a seguir os principais detalhes da tecnologia e veja qual o padrão Wi-Fi ideal para aparelhos com o formato. 
Roteador D-Link é do tipo dual-band e está disponível no Brasil (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)
O que são essas frequências? O sinal Wi-Fi funciona por ondas de rádio. Seus dispositivos trocam informações na rede emitindo ondas entre si. Essas ondas circulam em frequências bem definidas – seria como a sintonia da rede. Só que quanto mais dispositivos na área usam uma mesma frequência, maior é a poluição de tráfego, que provoca lentidão, interferências e estabilidades em geral.
O problema da rede de 2,4 GHz é que é mais antiga e, além de ser usada por roteadores, é a mesma frequência pela qual uma grande quantidade de produtos trocam informações: controles remoto, babás eletrônicas, praticamente todos os dispositivos Bluetoo...

>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.